UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Produção analisa a música da Irlanda

SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO

Quando se fala em imigração irlandesa nos Estados Unidos, vêm à memória recente os violentos embates filmados por Martin Scorsese em seu "Gangues de Nova York". Mas assistindo a "Trazendo Tudo para Casa", exibido hoje pelo canal Film & Arts, percebe-se que essa comunidade merece ser mais lembrada pelo seu legado musical que até hoje permanece vivo.
Produzido pela BBC em 1992 e narrado pela cantora country Emmylou Harris, o documentário traça um paralelo entre o estabelecimento dos trabalhadores irlandeses em diversas regiões norte-americanas e o desenvolvimento de gêneros populares do país como o country, bluegrass e seus afluentes. Cantando temas como exílio e separação, irlandeses que fundaram suas colônias no sul ou que se tornaram caubóis no oeste acabaram por desempenhar um papel importante na construção dos Estados Unidos como nação.
"As bases da música dos EUA são Irlanda e África. Um musicólogo me disse que não sabia o motivo disso, mas que ambas possuíam personalidade", explica no documentário o cantor nova-iorquino de ascendência irlandesa Pete Seeger.
Bono, vocalista do U2, grupo que levou a Irlanda ao ápice do sucesso no rock, relata que foi prestar uma homenagem a Elvis Presley, o rei do gênero, e acabou se deparando com suas próprias raízes. "Foi incrível ir a Memphis, o berço do rock, e perceber que os irlandeses influenciaram em muito a música criada na região."
Outro curioso ponto que "Trazendo Tudo para Casa" revela é a semelhança existente em várias canções pertencentes ao repertório folclórico dos dois países, cujo entrosamento transparece no encontro de artistas de formações e nacionalidades distintas, mas tributários de uma mesma tradição.


TRAZENDO TUDO PARA CASA.
Quando: hoje, às 18h e à 0h, no canal Film & Arts



Texto Anterior: Música: Bandas paulistas semeiam "agro mood"
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A emocionante história de um quase naufrágio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.