São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PELO BRASIL
MAM da BA bate recorde de visitação

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Um projeto de diversificação cultural -realização de mostras, shows, concertos, debates e conferências- transformou o MAM (Museu de Arte Moderna) da Bahia no museu mais visitado do Brasil.
"Em média, estamos recebendo a visita de 50 mil pessoas todos os meses", afirma o diretor do MAM, Heitor Reis. A média de visitação do museu baiano é cerca de 30% superior à do Museu de Arte Moderna de São Paulo, que possui o maior acervo do país.
"Com a realização de grandes exposições, é claro que os museus localizados em São Paulo e Rio de Janeiro registram números excepcionais de visitantes, mas a média baiana é excelente", disse o curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Reinaldo Roels.
Segundo Gilberto Chateaubriand, a atual diretoria do MAM da Bahia soube transformar a arquitetura e as belezas naturais da área onde está localizado o museu em mais uma atração para os visitantes.

Goya e Soto
"O bom gosto das mostras e a realização diária de eventos mudaram radicalmente o perfil do MAM baiano", disse Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de obras de arte do Brasil.
"Com a interatividade, o Museu de Arte Moderna da Bahia deixou de ser um espaço fechado, depositário de obras", disse Heitor Reis.
Para aumentar o número de visitantes do MAM, a diretoria da entidade passou a promover com mais frequência mostras de artistas internacionais de renome.
Desde o início do ano, o MAM já apresentou desenhos do espanhol Francisco Goya e esculturas do venezuelano Jésus Soto.
Atualmente, os visitantes do MAM baiano podem observar o trabalho do artista plástico alemão Rolf Behm. Na exposição "Exóticos", o alemão revela a influência que Berlim e o Rio de Janeiro tiveram em sua vida.
"Também fizemos convênios com museus de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Paris, San Francisco e Nova York", disse Heitor Reis.
"Com o intercâmbio, os baianos e turistas que visitam Salvador têm a oportunidade de conhecer as grandes mostras internacionais sem precisar gastar muito com viagens e hospedagens", disse o compositor Wally Salomão.

MAM-BA em SP
Com cerca de mil obras em seu acervo, o MAM da Bahia apresenta ainda uma exposição permanente de algumas das melhores obras contemporâneas brasileiras.
Até o dia 14 de junho, 18 obras do acervo do MAM da Bahia estarão em exposição no MAM de São Paulo, como parte das comemorações dos 50 anos de atividades da instituição.
É o caso dos quadros "Boi na Floresta", de Tarsila do Amaral, feito em 1928, e "Duplo Retrato de Oswald de Andrade e Julieta Bárbara", de Flávio de Carvalho.

O quê: Museu de Arte Moderna da Bahia Onde: av. do Contorno, s/nš, Solar do Unhão, Salvador, tel. 071/320-9433 Quanto: entrada franca
Mostra: Destaques do Museu de Arte Moderna da Bahia
Quando: ter, qua e sex, 12h às 18h; qui, 12h às 22h; sab e dom, 10h às 18h
Onde: MAM-SP (parque Ibirapuera, portão 3, tel. 011/549-9688)
Quanto: R$ 2 e R$ 1 (estudantes). Grátis às quintas e para menores de 10 anos ou maiores de 65



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.