São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Virtuosismo dialoga com a suavidade em CD

DA SUCURSAL DO RIO

Se não houvesse outros, "El Negro del Blanco" já valeria por um mérito: Yamandú Costa conseguiu um interlocutor sob medida. O virtuosismo do violonista tem uma forte tendência autofágica, exibicionista, que acaba reforçada em companhia de um showman como o percussionista Naná Vasconcelos.
Já Paulo Moura é suave em tudo, na fala e nos sopros. No CD, empunha apenas seu instrumento preferido, a clarineta, que confere leveza mesmo às mais rasgadas improvisações das 12 faixas. O saudável efeito colateral disto é um Yamandú mais contido, dialogando de fato com Moura, muitas vezes atuando apenas como escada para o colega.
Talvez o momento mais marcante seja "La Paloma", composição do século 19, do espanhol Sebastian de Yradier, que vai ecoar por México, Caribe e outras áreas de passado colonial. Yamandú abre a faixa com uma citação de "Cucurrucucú Paloma", a canção de Tomás Méndez recuperada por Caetano Veloso em "Fina Estampa ao Vivo", e faz com Moura uma ode à delicadeza.
Talvez não seja por acaso que hits como "De Camino a la Vereda" (Ibrahim Ferrer), de "Buena Vista Social Club", e "Gracias a la Vida" (Violeta Parra), hino político chileno, sejam as menores faixas do CD.
A viagem sonora rende mais quando os músicos executam temas com os quais têm maior intimidade, como as músicas argentinas (de Piazzola, Atahualpa Yupanqui e Marianito Moraes), velhas conhecidas do violonista gaúcho, e as peças de João Pernambuco/ Turíbio Santos e Raul de Barros, íntimas de Moura.
Temas menos em voga, como "Um Chorinho em Aldeia" (Severino Araújo/ Ari Santos), "Duerme Negrito" (Atahualpa Yupanqui) e "Simplicidade" (Jacob do Bandolim), são o ponto alto. Neles, o CD se afirma grande exatamente por ser pequeno: suave, leve, íntimo.
(LFV)


El Negro del Blanco
   
Artistas: Paulo Moura e Yamandú Costa
Lançamento: Biscoito Fino
Quanto: R$ 20



Texto Anterior: Moura e Yamandú celebram latinidade em disco
Próximo Texto: Outros lançamentos - Sempre em forma: You Are the Quarry
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.