São Paulo, sábado, 25 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Especial capta aspecto humano da Osesp

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) é uma instituição primorosa. Foi também primorosa a turnê que ela fez no final do ano passado por 14 capitais brasileiras. E Neide Duarte (ex-TV Globo) foi uma repórter e é hoje uma documentarista que "fala" com perfeição a linguagem das imagens bem estruturadas.
A orquestra e a turnê, com seu registro sonoro e visual, estão em "Uma Orquestra Encontra o Brasil", documentário da TV Cultura.
É uma produção exemplar. Uma orquestra é uma máquina que produz complexidades sonoras. Mas é também integrada por gente. O filme dá vida a alguns desses cerca de 90 músicos que em geral permanecem anônimos.
Uma violinista conta como chegou da Rússia, um trompista, como chegou do Peru, um entusiasta fagotista diz que para ele o som de um fagote "tem a voz de Deus".
Essa mistura de origens se harmoniza sob o comando de um maestro. John Neschling aparece na intimidade das broncas dos ensaios e também das flores, beijos e afagos com que recompensa seus músicos.
O documentário também tem como personagem o Brasil dos lindos teatros herdados das oligarquias do Norte e do Nordeste, o Brasil dos instrumentistas encantados pela passagem de colegas mais experientes -"Deu para saber como é de verdade a "Quinta" de Beethoven", disse um deles-, e, sobretudo, um Brasil onde o público, carente de bons espetáculos, entusiasma-se com a música erudita.
Tudo isso sob a forma de imagens captadas com sensibilidade e montadas com perspicácia. O documentário é engenhoso, bem-humorado, didático. Vale a pena ficar acordado até mais tarde.


Uma Orquestra Encontra o Brasil
Quando:
amanhã, à 0h30, na Cultura


Texto Anterior: Shows: São Paulo celebra a música amanhã
Próximo Texto: Artes plásticas: "Nanoexposição" pede lupa para ver obras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.