São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

ELECTRO, VIDEOGAME, MONTAÇÃO E ARTE

Uma interessante fusão de música eletrônica, mídia, videogame e arte se dá com o sueco Tobias Bernstrup, 32. Ele tem um trabalho no Palais de Tokyo, em Paris, chamado "Nekropolis". Trata-se de uma sala em que você entra e dá início a um grande videogame interativo, passeando num cenário urbano e sombrio, mistura da Potsdamer Platz de Berlim com La Defense, em Paris. Inspirado em Doom, com trilha meio John Carpenter e Fritz Lang, o trabalho é um delírio visual, em perfeita sintonia com a geração eletrônica. "Os games são parte de nossa cultura comercial e, da mesma forma que a arte pop cita a publicidade e os quadrinhos nos anos 60, a nossa geração remete aos videogames", disse Tobias por e-mail.
"Cresci com Atari e arcade. Depois me interessei por Duke Nukem, Quake e o clássico Half Life. Agora estou jogando on-line o Unreal Tournament 2003. Faço bastante pesquisa jogando..." A parte musical do artista está no CD de electro "Re-Animate Me" (2002). Ele vive entre Berlim e Nova York, onde prepara um grande trabalho para início de 2003.
Ele apresenta-se montado: "Prefiro me vestir de mulher em minhas performances, porque é muito mais sexy", diz o artista, que namora Annika Larsson, ex-assistente de Vanessa Beecroft. Confira o trabalho de Tobias no www.bernstrup.com. Vale a pena.


Colaboraram Camila Yahn e Jackson Araujo, free-lance para a Folha


ADIDAS PARA PASSEAR COM O CACHORRO
Um dos principais momentos da temporada de verão 2003 em Paris foi a nova linha Y-3, de Yohji Yamamoto, para a Adidas. Depois de ter procurado a marca para fazer calçados para sua coleção, em 2000, a parceria se intensificou até chegar na Y-3, com 70 peças masculinas e 70 femininas, acessórios e sete modelos de tênis. A coleção lança novos parâmetros para o prêt-à-porter: estará à venda nas principais lojas de departamento e foi lançada num grande happening num estádio de atletismo, com uma megafesta que teve como DJs a dupla do 2 Many DJs, os reis do bootleg, que esta coluna comentou em 27 de setembro último. Tudo de bom: esporte-chic, orientalismo... Yohji declarou também que fez essa linha porque não encontrava nenhuma roupa legal para passear com seu cachorro e ficar avonts. E eu fiquei bem pertinho do Yohji em si no desfile da Costume Nacional, a que ele assistiu na primeira fila com a mãe dele. E o estilista Ennio Capasa, que foi assistente do mestre, veio lá do camarim para cumprimentá-lo. Danado, o véio. Deu a volta e ficou influente de novo.

JÓIAS PARA O CORPO AQUI
A moderna J.Maskrey vem ao Brasil. A designer ficou famosa com suas tatoos de cristais coloridos e virou coqueluche no planeta. Ela vem em janeiro para mostrar seu trabalho em São Paulo e traz junto a fotógrafa Corinne Day, um dos principais artífices da fotografia naturalista dos anos 90. Já que a coleção de verão 2003 de J. (fale "jay") se chama "The Last Gardens of Grunge Elegance", tem tudo a ver com a pauta dela para a revista "i-D". E, depois do sucesso de uma roupa de cristal para o U2, J. foi convidada para ter uma roupa no acervo do V&A.

NOITE ILUSTRADA DEZ ANOS TERÁ CROSSOVER
Prepare-se. Nesta data redonda, de dez anos dos Melhores da Noite Ilustrada, a cerimônia de entrega dos prêmios vai acontecer em novembro, e não em dezembro, como ocorre há uma década. E sabe onde vai ser? No Teatro Municipal de São Paulo. Vai ser uma grande noite de gala para mil convidados. E você vai saber mais detalhes da votação na coluna da semana que vem, mas vá já se organizando para a data (20 de novembro). Teremos uma atração internacional: o Crossover, dupla de electro do clã da gravadora Gigolo Records, que está vindo de Nova York com o gentil patrocínio da Ellus (conheça melhor o trabalho deles no www.erikapalomino.com.br). Marcelona já confirmou sua apresentação e há ainda muita surpresas por vir. Vai ser tudo.

na noite ilustrada...
Hoje estréia a noite hip hop Chocolate Beats no Pix, promovida por Guigo, com Zé Gonzáles e Pedrinho; no Supper Club tem Substância com Mr. Gil, Jac Junior e Pil Marques; Doctor toca no Massivo, Oscar Bueno toca na noite Sound, no DJ Club; Renato Cohen, Mau Mau e Daniel U.M. tocam no Lov.e; no Mood Club tem a nova noite On the Rocks, com os DJs Hum, João Gordo e Magal; Elza Soares se apresenta ao lado de Eugenio Lima, e o DJ Evandro Amaro toca no Xingu. No sábado, os DJs Erik Caramelo e Alex Muller tocam no Lov.e; Luca & Liana Padilha fazem a noite mensal Electroshock, no Supper Club; Mau Mau e André Juliani tocam na Hello, no Pix; Jackson Araujo é o DJ de hoje no Xingu; George Actv, Gláucia ++ e Oscar Bueno tocam no after do Stereo, e Tahyra e Mimi tocam na noite House of Jive no Piratininga. E, na segunda, o fotógrafo Fabio Mergulhão inaugura a exposição "Shot", no Espaço Paul Mitchell (rua da Mata, 70). São 20 fotos que retratam a cena eletrônica de SP, Rio, Londres, Miami e Ibiza.

A VOLTA DO MANGA!
Depois de 90 dias fechado, o Manga Rosa reabre em novo endereço. A reinauguração acontece no Halloween, na quinta que vem, com os fiéis residentes Vitor Lima, Rica Amaral, Roxy e Rodrigo Leal. Fernando Tibiriçá, dono do clube, quis manter a casa do jeito que era, porém em outra locação, daí o nome Manga Rosa Remix. O staff é o mesmo, desde a faxineira aos motoristas de táxi que levam o povo para casa de manhã. Um espaço de chill out e uma cabine de DJs absurda animam a nova versão do Manga. "A cabine foi feita para ser um verdadeiro culto ao DJ e à música eletrônica", adianta o fervido Vitor Lima. O novo Manga promete. Anote o endereço: praça Soneto, 1.754, Brooklin, tel. 0/ xx/11/3812-9199.


Texto Anterior: Numeração: Termina hoje prazo para consulta na internet
Próximo Texto: Réplica: A presença do Estado na cultura brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.