São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Milagre da Rua 34
Record, 12h.

(Miracle on the 34th Street). EUA, 1995, 113 min. Direção: Les Mayfield. Com Richard Attenborough, Ellizabeth Perkins, Dylan McDermott. Um Papai Noel de loja pretende ser o verdadeiro Papai Noel. É internado. Graças a isso, uma menina que não acreditava nele passará a crer fervorosamente. Enfim, a fé e não o comércio continua sendo o móvel do Natal, nesta refilmagem de "De Ilusão Também se Vive" (1947).

James e o Pêssego Gigante
SBT, 15h15.

(James and the Giant Peach). EUA, 1996. Direção: Henry Selick. Com Miriam Margolies, Joanna Lumley. Graças a um pêssego que cresce desmesuradamente, o jovem James livra-se das crueldades da tia e parte rumo a Nova York. Infantil.

Barbie em "O Quebra-Nozes"
Globo, 15h40.

(Barbie in "The Nutcracker'). EUA, 2001. Direção: Owen Hurley. Maldição faz menina encolher. Vira Barbie e terá que dançar muito para escapar a ela e voltar ao tamanho normal. Dançar ao som do balé "O Quebra-Nozes", de Tchaikovski. Inédito.

O Quarto Sábio
Record, 18h.

(The Fourth Wiseman). EUA, 1985, 73 min. Direção: Michael Ray Rhodes. Com Martin Sheen, Alan Arkin A história de Artaban, médico persa que, depois de ler as sagradas escrituras, largou tudo o que possuía, comprou três pedras preciosas e partiu para encontrar-se com os Reis Magos e visitar Jesus.

Um Anjo am Minha Vida
SBT, 22h15.

(The Preacher's Wife). EUA, 1996. Direção: Penny Marshall. Com Deznel Washington, Whitney Houston, Gregory Hines. Filho do pastor e de uma cantora do coral da igreja pede aos pais um irmãozinho. Eles estão em crise conjugal, de maneira que quem vai dar uma força ao menino é um anjo, por nome Dudley. Aí nem Denzel segura.

A Rede
Rede TV!, 23h.

(The Net). EUA, 1995 Direção: Irwin Winkler. Com Sandra Bulock, Jeremy Narthan, Dennis Miller. A analista de sistemas Angela Bennett (Sandra Bullock) fica presa em uma rede de intrigas e conspiração quando, acidentalmente, entra em um programa confidencial.

Isto Também É Hollywood
Bandeirantes, 0h.

(That's Entertainment 2). EUA, 1976, 126 min. Direção: Gene Kelly. Com Gene Kelly, Fred Astaire. Em vista do sucesso de "Era uma Vez em Hollywood", Gene Kelly logo notou que nos arquivos da Metro ainda havia bons números de dança a dar com o pau. Como bailarino, coreógrafo e diretor, usou-os, tirou muito da fanfarronice celebratória do primeiro e fez uma antologia ainda melhor que a anterior.

Meu Eterno Companheiro
SBT, 0h45.

(Roommates). EUA, 1995, 108 min. Direção: Peter Yates. Com Peter Falk, D.B. Sweeney, Julianne Moore, Ellen Burstyn. Rocky é um rígido avô que, em certo momento, passa a cuidar do neto -algo que fará até sua morte, com o garoto já crescido, casado e com filhos. Como é de praxe na história do cinema, por trás da austeridade do velhinho está um bondoso e caloroso homem. E Falk está muito bem.

Intercine
Globo, 1h15.

São propostos dois inéditos: "O Quarto Rei Mago" (Itália, 1997, de Stefano Reali, com Raoul Bova, Maria Grazia Cucinotta) e "Espíritos de Natal" (1997, de John Korty, Com Cicely Tyson, Katherine Helmond).

A Árvore de Natal
Globo, 3h05.

(The Christmas Tree). EUA, 1996. Direção: Sally Field. Com Julie Harris, Andrew McCarthy, Trini Alvarado. Arquiteto quer usar belo pinheiro de um convento para enfeitar árvore de Natal do Rockfeller Center. E o que fazer com a freira que, por décadas, amou a árvore e dedicou-se a ela? Enfim, essa é a cabeça de Sally Field. Feito para TV. Inédito.

TV PAGA

FILMES

"Road movie" brasileiro é salvação

Aparentemente, os canais de TV paga partem do pressuposto de que no dia de Natal todo mundo está em outra. De modo geral, a programação está abaixo da crítica.
Resta a oportunidade de ver ou rever "Central do Brasil" (Canal Brasil, 21h), que virou o século como uma espécie de glória nacional, graças a seu sucesso no exterior.
Não que não tenha feito sucesso aqui, mas somos complexados o bastante para acreditar só no Oscar ou nos festivais europeus.
A história do menino que procura o pai, num "road movie" que o leva do Rio ao Nordeste junto com uma relutante senhora (Fernanda Montenegro), permanece o momento mais completo até aqui da obra de Walter Salles.
(INÁCIO ARAUJO)

DOCUMENTÁRIO

Produção mostra boom das tradições antigas
Realizado pela produtora argentina Cuatro Cabezas, o documentário "A Revolução Espiritual", que o canal Infinito mostra às 21h, enfoca o novo boom do tantra, da acupuntura, da meditação, do feng shui e de outras tradições antigas às portas do terceiro milênio.

CINEMA

Canal Brasil exibe curta premiado em festivais
O Canal Brasil exibe às 20h o curta-metragem inédito "Sinistro", de René Sampaio, que ganhou cinco prêmios no Festival de Brasília e dois no de Gramado, no ano passado. Com 17 minutos de duração, o filme se dedica a mostrar, na prática, os significados da palavra que lhe dá título.

MÚSICA

DirecTV apresenta show com recursos interativos
O Canal 605 da DirecTV apresenta o show "Público", de Adriana Calcanhoto às 18h, 20h, 22h e 0h, colocando à disposição de seus assinantes recursos de interatividade que permitem o acesso a informações sobre a cantora e sobre o repertório do show através do controle remoto.

ENTREVISTA

Ana Maria Braga fica frente a frente com Gabi
A apresentadora de TV Ana Maria Braga é a entrevistada de Marília Gabriela, às 21h30, no canal GNT. Ana Maria, que vem se submetendo a tratamento contra um tumor, vai falar sobre sua infância, a carreira na televisão e sobre a doença, que, segundo os últimos exames médicos, regrediu. A apresentadora responderá a perguntas relacionadas à exposição de seu drama publicamente e às mudanças que a enfermidade acarretou em sua vida.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Engoliu o peru e soltou a franga!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.