São Paulo, sexta, 25 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
FILMES INÁCIO ARAUJO
A LOUCA HISTÓRIA DE ROBIN HOOD
Bandeirantes, 13h.(Robin Hood: Men in Tights). EUA, 1993, 104 min. Direção: Mel Brooks. Com Cary Elwes, Richard Lewis. Brooks faz o que sempre faz: paródias de filmes em evidência. O detalhe é que a graça é cada vez menor.

A FÊNIX E O TAPETE MÁGICO
SBT, 13h55. (The Phoenix and the Magic Carpet). EUA, 1994, 86 min. Direção: Zoran Perisic. Com Dee Wallace Stone, Timothy Hegeman, Laura Kamrath. Em visita à Inglaterra, para arranjar as coisas de seu avô, morto há pouco tempo, três jovens descobrem um ovo que, ao cair acidentalmente no fogo, dá origem a ninguém menos que uma fênix dourada. Ela ajudará os jovens a encontrarem também o tapete mágico que completa o título do filme.

ESQUECERAM DE MIM 2 - PERDIDO EM NOVA YORK
Globo, 15h25. (Home Alone 2 - Lost in New York). EUA, 1992, 120 min. Direção: Chris Columbus. Com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern. Desta vez, Kevin (Culkin) é esquecido em Nova York. Não chora: trata de se divertir longe dos pais, até que os larápios do filme anterior (Pesci e Stern) reaparecem em sua vida. Não é tudo isso, mas tem enorme intuição para o gosto da criançada, e a dupla Pesci/Stern ajuda muito no humor.

BABE - O PORQUINHO ATRAPALHADO
Globo, 21h45.(Babe). Austrália, 1995, 94 min. Direção: Chris Noonan. Com James Cromwell, Magda Szubanski, Zoe Burton. Fábula sobre um porquinho, animal rejeitado, em que um dono, talvez lunático, vê um perfeito cão pastor. A rigor, um filme sobre a diferença -a aceitação da diferença- feito em tom de história infantil, mas que pode ser apreciado também por adultos. Inédito.

O MILAGRE DA RUA 34
Record, 22h15. (Miracle on the 34th Street). EUA, 1995, 113 min. Direção: Les Mayfield. Com Richard Attenborough, Ellizabeth Perkins, Dylan McDermott. Um Papai Noel de loja pretende ser o verdadeiro Papai Noel. É internado. Graças a isso, uma menina que não acreditava nele passará a crer fervorosamente. Enfim, a fé e não o comércio continua sendo o móvel do Natal, nesta refilmagem de "De Ilusão Também se Vive" (1947).

PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS
Bandeirantes, 23h.(Peter's Friends). Inglaterra, 1992, 101 min. Direção: Kenneth Branagh. Com Kenneth Branagh, Emma Thompson, Stephen Fry. Pouco depois da morte do pai, jovem aristocrata reúne os velhos amigos na mansão que acaba de herdar. Um alegre encontro, mas sobre o qual paira uma sombra pesada. O melhor filme de Branagh, em parte pela modéstia, em parte por trocar as altas teatralidades por um problema real (Aids) experimentado de diferentes formas, ali, por pessoas reais.

PAPAI NOEL EXISTE
CNT/Gazeta, 23h30.
(The Night They Saved Christmas). EUA, 1984, 100 min. Direção: Jackie Cooper. Com Jaclyn Smith, Art Carney, Paul LeMat. Papai Noel tem sua fábrica de brinquedos ameaçada de destruição por uma grande companhia. Três garotos unem-se para defendê-la. Fábula natalina feita para TV e levada convenientemente.

DECLARAÇÕES DE AMOR
Cultura, 0h. (Dichiarazioni D'Amore). Itália, 1994. Direção: Pupi Avati. Com Alessio Modica, Delia Boccardo, Angiola Baggi. A vida de um grupo de adolescentes na Itália, em 1948, quando o país ainda sofre profundamente com a herança da Segunda Guerra Mundial. Inédito.

INTERCINE 1
Globo, 0h.
"Encurralados no Paraíso" (1994, de George Gallo, com Nicolas Cage, Jon Lovitz) e "Caminho das Pedras" (1993, de Tony Bill, com Kathy Bates, Edward Furlong) são as propostas da emissora.

INTERCINE 2
Globo, 2h05. O espectador escolhe entre "O Rei e Eu" (1956, de Walter Lang, com Yul Brynner, Deborah Kerr) e "Quando o Coração Fala Mais Alto" (1992, de Donald Shebib, com Sarah Campbell, Jeremy Ratchford).

OS RIVAIS
SBT, 2h40.
(Tin Men). EUA, 1987, 112 min. Direção: Barry Levinson. Com Richard Dreyfuss, Danny DeVito e Barbara Hershey. Vendedeores de revestimentos de alumínio se envolvem num acidente de trânsito que acaba em briga. A disputa vai até os negócios, mas todos saem perdendo -DeVito, Dreyfuss e, principalmente, o telespectador.

EM PERFEITA HARMONIA
SBT, 4h35.
(Perfect Harmony). EUA, 1990, 93 min. Direção: Will MacKenzie. Com Peter Scolari, Darren McGavin. Em 1959, na Carolina do Sul, um jovem branco é marginalizado na Academia de Música Blenton, por ser amigo de um menino negro. Esse será seu problema maior: vencer um concurso para solista da turma, apesar de suas ligações perigosas, numa atmosfera de francos conflitos raciais. O que puxa o filme é a música gospel. Inédito.

Wenders no Natal gordo

da Redação

Normalmente, nos filmes de Wim Wenders os personagens deslocam-se. Em "Asas do Desejo" (Cinemax, 21h) eles são deslocados. Anjos vagando sobre Berlim, têm asas, mas só asas (e olhos), já que não intervêm nos negócios da vida. É talvez o último bom filme de Wenders até hoje. Mas é realmente belíssimo.
O dia de Natal se completa com outros programas animadores.
O primeiro, "Frenesi" (Telecine 5, 16h20) é o penúltimo filme de Hitchcock (e um dos grandes). "Jules e Jim", 0h), de seu discípulo François Truffaut, entra à meia-noite no Eurochannel. Por fim, para os notívagos, há "Baixo Gávea" (Canal Brasil, 4h), de Haroldo Marinho Barbosa, cineasta sem lobby, mas extremamente sensível. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.