São Paulo, segunda, 26 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Espetáculo com Ney Latorraca comemora 466 anos da cidade
Na praia, São Vicente encena chegada de Martim Afonso

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

A Prefeitura de São Vicente (no litoral paulista, 67 km a sudeste de São Paulo) preparou um megaespetáculo, na areia da praia do Gonzaguinha, para comemorar os 466 anos de fundação da cidade, primeira vila do Brasil.
Um elenco com 400 atores encena hoje o desembarque em São Vicente, em 1532, da expedição colonizadora do capitão português Martim Afonso de Souza.
O espetáculo tem a participação de Alexandre Borges (no papel de Martim Afonso de Souza), Ney Latorraca (padre Gonçalo), Jonas Mello (João Ramalho), Júlia Lemmertz (Catarina da Áustria), Edílson Botelho (dom João 3º) e do ator português José Moreira (Corifeu).
A encenação acontece às 18h. A direção geral é do autor teatral Tanah Corrêa, pai do ator Alexandre Borges e ex-diretor de programação infantil da TV Educativa do Rio.
O figurino foi preparado por Sérgio Guerreiro, e a cenografia é de Amauri Alves. A trilha sonora foi elaborada por Gil Nuno Vaz.
A autora do roteiro, Orleyde Faya, não restringiu a peça aos fatos ocorridos em 1532. O texto retrocede ao século 15, para explicar a escola de Sagres, em Portugal, que deu origem às grandes expedições navais portuguesas.
500 anos
A reconstituição da chegada de Martim Afonso a São Vicente é realizada há 15 anos, mas, segundo a secretária municipal da Cultura, Regina do Carmo, ganhou ênfase a partir deste ano, devido aos preparativos da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, no ano 2000.
"Trata-se de um resgate da história. Essa encenação é a maior reconstituição histórica em teatro ao ar livre do Brasil", afirmou a secretária.
Os ensaios tiveram início no mês passado, com a participação de grupos de atores em três locais diferentes da cidade.
A Prefeitura de São Vicente montou na praia do Gonzaguinha, para o espetáculo, uma arquibancada com capacidade para 3.000 pessoas. Cerca de 150 pessoas foram contratadas para dar apoio técnico ao espetáculo, segundo a secretária.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.