São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Uma Cilada para Roger Rabbit
SBT, 14h45.
(Who Framed Roger Rabbit?). EUA, 1988, 103 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Alan Tilvern. Astro de desenhos animados dos anos 40 entra em depressão; Hoskins é o detetive encarregado de investigar o que se passa. O filme investe com felicidade na indiferenciação: o humano e o desenho encontram-se num mundo essencialmente dominado pela falsidade.

O Mentiroso
Globo, 15h30.
(Liar Liar). EUA, 1997, 87 min. Direção: Tom Shadyac. Com Jim Carrey, Maura Tierney. Carrey faz o dublê de advogado e mentiroso compulsivo (o que, para Hollywood, é mais ou menos a mesma coisa). É quando fica um tempo sem mentir, no entanto, que a confusão se instaura. Carrey segue mostrando que os limites de sua arte são razoavelmente restritos.

O Homem da Máscara de Ferro
Globo, 21h45.
(The Man in the Iron Mask). EUA, 1997, 132 min. Direção: Randall Wallace. Com Leonardo DiCaprio, Jeremy Irons, John Malkovich, Gérard Depardieu. Luís 14, rei da França, mantém encarcerado um irmão gêmeo, por motivos óbvios. Os mosqueteiros reúnem-se ainda uma vez, a fim de libertá-lo. Tentativa um tanto frustrada de ressuscitar o capa-e-espada.

Engraçadinha
Bandeirantes, 23h.
Brasil, 1981, 100 min. Direção: Haroldo Marinho Barbosa. Com Lucélia Santos, José Lewgoy, Luís Fernando Guimarães. Adaptação de folhetim de Nelson Rodrigues centrado no personagem Engraçadinha (Santos), apaixonada por seu primo (Guimarães), mas que talvez não seja apenas isso. Um Nelson Rodrigues em visão intimista, longe do habitual, por um bom diretor (e que se dá muito bem trabalhando com Lucélia Santos).

Intercine
Globo, 2h25.
Para começar a semana, o filme escolhido foi "O Dossiê Pelicano" (1993, de Alan J. Pakula, com Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard). Ao mesmo tempo que introduz umas duas dúzias de personagens, o filme desenvolve nos primeiros minutos várias tramas paralelas. Há aulas de direito, um namoro tórrido, um repórter de sucesso, um juiz ecologista, dois assassinatos, incontáveis matadores profissionais. Se já é difícil compreender a enumeração de tantos elementos, ver tudo isso é bem mais complicado. Sabemos que Pakula hoje em dia é um diretor meio desanimado, mas, apesar desse confuso "Dossiê", ele já teve reputação de realizador eficaz de "thrillers" políticos.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Contra a caretice do Oscar
Agora que o Oscar passou, que tal exorcizar toda aquela caretice opressiva, trocando-a por uma segunda-feira anarquista? O diabo é que não dá para conciliar tudo, já que "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla, começa às 23h30, no Canal Brasil, e "O Diabo a Quatro", de Leo McCarey, entra às 23h45 no Telecine Classic.
Em todo caso, estamos diante do melhor cinema brasileiro jamais feito -inventivo, atrevido e exato- e do melhor Irmãos Marx que já viu o mundo.
Para completar, é difícil encontrar melhor sugestão do que "O Fantasma da Liberdade", à 1h no Eurochannel. É um Buñuel de final de carreira, mas com aquela vitalidade e aquela fúria iconoclasta que fazem a beleza alucinada de seus filmes. (INÁCIO ARAUJO)

NATUREZA
Atração destaca catarata que salva animais na África
Hoje, às 22h, o National Geographic Channel exibe o documentário "O Segredo de Vitória", sobre a catarata localizada no Zimbábue. O programa mostra como o frescor proporcionado pela catarata auxilia na formação de refúgios para animais e plantas.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.