São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Eduardo Knapp/Folha Imagem
ENQUADRADOS Com mais de 15 anos de trabalho dando nova vida a quadros de pintores como Tarsila do Amaral e Portinari, os restauradores Ana Lúcia Pecoraro e Stephan Schaefer vão mergulhar no universo de Van Gogh; os dois partem nesta semana para a Holanda: foram selecionados para estudar por lá as técnicas e materiais utilizados pelo artista holandês

Você decide

O Ministério da Justiça divulga hoje as propostas de mudanças para a classificação de filmes no cinema. Há algumas possibilidades que vão ser colocadas em consulta pública. A primeira delas libera os pais para levarem os filhos a qualquer filme, ainda que as crianças sejam bem mais novas do que o recomendado. Por exemplo, uma criança de cinco anos poderia ver um filme para 16.
 
A outra possibilidade é a de que crianças acompanhadas possam assistir a filmes na faixa imediatamente superior às suas idades. Exemplo: uma criança de 12 veria com os pais um filme para 16 anos -acima disso, a entrada seria proibida.
 
Será estudada também a criação de faixas etárias novas. Hoje existe o filme livre e o que é permitido para crianças acima de 12. A idéia é criar faixas para oito e dez anos.

VOCÊ DECIDE 2
Para participar da consulta pública é preciso acessar a página do ministério na internet, http://www.mj.gov.br.

ATCHIM
O presidente Lula está com forte gripe.

MULHER FEIA
O economista Luiz Gonzaga Belluzzo almoçou anteontem em Brasília com o ministro Antonio Palocci Filho, da Fazenda. Belluzzo é um dos maiores críticos da política econômica do governo e estava em Brasília para um seminário do PMDB -aquele que resultou em nota do partido ameaçando desembarcar do governo petista caso a política econômica não mude.
 
Belluzzo repetiu a Palocci tudo o que disse na palestra, e ainda aconselhou: "Livre-se logo do FMI". Entre outras razões, disse o economista, "você deixaria de ter que beijar aquela mulher feia que eles mandam para cá", referindo-se a Anne Krueger, vice-diretora-gerente do fundo. Palocci riu.

APOSTA
A interlocutores, Palocci tem demonstrado que aceita mudar a política econômica, mas devagar, bem devagar.
 
Poderia começar mexendo na carga tributária.

CORDA ESTICADA
Empresários reunidos em café-da-manhã ontem em São Paulo só comentavam uma coisa: o grau de insatisfação do ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, com a "paralisia" do governo do qual faz parte. Alguns davam como certa a saída de Furlan do governo, outros apostavam que ele agüentaria firme.
 
Estavam no encontro pesos pesados como Fernando Xavier, da Telefônica, Pinheiro Netto, da General Motors, Horacio Lafer Piva, da Fiesp, Sérgio Georgetti, do Makro, entre vários outros.

O OUTRO
A CPI do Banestado recebeu a informação de que, além do ex-vereador Armando Mellão, preso por tentar extorquir empresários "vendendo" proteção na CPI, outro grupo estaria fazendo a mesma coisa em SP. Seria liderado por um empresário que também já foi parlamentar.

GREGO
Novo escândalo no mundo envolvendo a italiana TIM: a empresa, com a grega OTE, foi acusada formalmente por procuradores de ter fraudado o leilão em que foi obtida a licença de exploração de telefonia móvel na Bulgária. De acordo com a publicação grega "Kathimerini", as acusações eram tão graves, envolvendo fraude e lavagem de dinheiro, que os procuradores mantiveram a decisão em segredo até que acabassem as eleições no país.

SEPARAÇÃO
Racha na editora 34. Um dos donos, o editor Aluizio Leite acaba de deixar a empresa, depois de 12 anos de trabalho. Não estava mais se entendendo com os outros dois sócios, Pedro Franciosi e Paulo Malta. Eles ainda não conversaram sobre a divisão da sociedade. Leite afirma que a decisão partiu dos dois. "Fiquei surpreso", diz ele. Franciosi diz que foi uma decisão dos três e que não haverá mudanças na linha editorial.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

É hoje a estréia do espetáculo "Fausto Zero", com Walderez de Barros, às 21h, no Espaço Promon.
O cônsul de Portugal em SP, Luís Parreira de Sousa, oferece hoje jantar em homenagem à Companhia de Teatro de Braga.
O ator baiano João Miguel faz única apresentação de "Bispo Performance", hoje, às 20h, no Sesc São Caetano.
Amanhã acontece mais uma edição da festa Hello, no Pix. O som será dos DJs André Juliani e Mimi.
Também amanhã, Max Fivelinha será o DJ convidado da festa Jet Lounge, no Ultralounge, a partir das 23h30.
O cantor Wilson Simoninha faz as últimas apresentações da turnê "Sambaland Club", hoje e amanhã, no Tuca, às 21h.


Texto Anterior: Erudito: República afundou ambições de Gomes
Próximo Texto: Popload: A Paixão de Morrissey
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.