São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

A Paixão de Morrissey

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Mel Gibson quem?
É tempo de falar do maior inglês vivo, o ser humano mais maravilhoso do mundo, como dizem e pensam desde os anos 80 até hoje muitos dos britânicos (e não só). O homem que surgiu na Terra para salvar os desprotegidos do lirismo pop ressuscita em disco novo e tem dois filmes com seu nome. "You Are Quarry", que sai 17 de maio, tem gerado mais informações desencontradas que o romance "proibido" da Sandy ou a separação da Luma. Então mais do CD fica para outra vez.
O que pega sobre o ex-líder dos Smiths é que dois filmes especialíssimos foram lançados, nos EUA e em DVD, no finalzinho do ano passado: o longa "My Life with Morrissey" e o documentário em curta "Real Life with Morrissey". Sem contar que o documentário de TV "The Importance of Being Morrissey", que foi ao ar em 2003 no Channel 4 inglês, deve ganhar sua versão no formato ainda neste ano.
"My Life with Morrissey" e "Real Life with Morrissey" estão no mesmo DVD. O longa tem uma carreira até intensa em festivais de cinema nos EUA e Canadá. O curta entra como extra do DVD. Em "My Life", Jackie é uma garota que trabalha no escritório de um estúdio de TV em Los Angeles. Maluca por "Ele", é conhecida por conversar com pôsteres, fotos e capas de disco do bardo inglês. Pior, recolhe informações sobre onde Morrissey foi visto na cidade e mapeia sua trajetória noturna. Depois, sai à caça do ídolo, do submundo de Los Angeles até as festas badaladas.
Além de nunca encontrar o figura, vai sofrendo humilhação atrás de humilhação durante sua procura insana. Os céus sabem o quanto ela se sentia miserável naquelas horas. Até que, num belo dia, sem querer dá de cara com o ídolo, num desses estacionamentos gigantes e vazios. Jackie enlouquece. E passa a enlouquecer todo mundo. Ela tem certeza que Mozz não é gay e, melhor, está apaixonado por ela. E prepara-se para casar com ele.
Baixei boa parte de "My Life with Morrissey" da internet, mas trailer e fotos estão disponíveis no site oficial do filme, além de ser possível adquirir o DVD pela Amazon.com. O filme é dirigido por Andrew Overtoom, diretor do badalado desenho Bob Esponja, da Nickelodeon.
"My Live with..." é o primeiro trabalho "real" de Overtoom, que teve a idéia de realizá-lo depois que uma amiga chamada Jackie encontrou o cantor em um restaurante e decidiu ir falar com ele. Ficou tão nervosa que perdeu a voz e ficou muda diante do ídolo.
Sobre a foto ao lado, da garota em cima da fronha do Morrissey, preciso dizer que tenho dois amigos que têm uma. Fronhas do cantor dos Smiths foram vendidas nos shows do cara em Curitiba e São Paulo há exatos quatro anos.
Já "Real Life with Morrissey", o curta, mostra o quão longe pode ir um fã de Morrissey, em sua adoração. Pessoas que tatuam o nome de Mozz, que fazem convenção dos Smiths, que conseguiram a façanha de ter um autógrafo dele ou uma foto com o ser, os que fazem concurso de sósias e filmes malucos como o do cara do Bob Esponja.
Há um comentário engraçado sobre o filme em uma revista que diz assim: "O que é mais marcante no documentário é que os fãs de Morrissey são aparentemente normais. Eles não se ajustam ao estereótipo do cara de óculos e jeitão "literário" usando um cardigã, já que esses tipos mudaram para o Belle & Sebastian".

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: 13º Festival de Curitiba: "Querô" é parto de ator do Oficina na direção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.