São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

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Televisão

TVs dos EUA buscam sucessos no exterior

Remakes bem-sucedidos, como "Ugly Betty", estimulam procura em países estrangeiros

Nova temporada de estréias terá versões de programas da Inglaterra, Nova Zelândia e Israel; um quinto dos pilotos da ABC, Fox e CBS vem de fora


DA REPORTAGEM LOCAL

O grande sucesso das versões norte-americanas de seriados estrangeiros, como o colombiano "Betty, a Feia" e o inglês "The Office", vem levando os canais dos EUA a buscar novas fórmulas para TV no exterior.
Dentre os 50 pilotos -os episódios iniciais especiais, de onde derivam as séries, quando bem-sucedidos- que disputam espaço na atual temporada dos canais ABC, Fox e CBS, dez são baseados em produções estrangeiras. No ano passado, foram apenas oito, entre 112 pilotos.
Entre eles, estão versões de produções como o drama israelense "Mythological Ex", sobre uma mulher que corre atrás de seus ex-namorados após uma vidente lhe dizer que ela já havia encontrado o homem de sua vida; e "Good Behavior", uma comédia dramática neozelandesa sobre uma família de ladrões que tenta largar o crime.
"Estamos abrindo nossas portas para o mundo todo, não estamos olhando em apenas um lugar em busca de idéias. Quis trabalhar com parceiros estrangeiros porque o mercado externo está incrivelmente rico atualmente", disse Ben Silverman, vice-presidente da NBC Entertainment e do Universal Media Studios, em entrevista ao jornal "Los Angeles Times".
"Essas negociações também fazem sentido porque nossos parceiros estrangeiros investem nos seriados", completou.
Das 12 séries que a rede de Silverman estréia neste ano, duas são adaptações do exterior: "Kath & Kim", a mais longeva série cômica da Austrália, sobre uma mãe divorciada e sua filha, e o drama canadense "The Listener", sobre um paramédico que lê mentes.
A grande maioria das adaptações, até por questões de proximidade cultural e de língua, vem do Reino Unido -dos dez pilotos que estrearão na atual temporada, oito são do país.
Ainda assim, as séries sofrem grandes modificações e adaptações para o mercado norte-americano.
"Nos reality shows e jogos de auditório o formato tende a ser o mesmo, mas as séries requerem adaptações para cada mercado. Elas são um coquetel de perfeitas proporções e cada ingrediente -o texto, a direção, o elenco- pode acabar com a mistura", disse Silverman.


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