UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Racionais celebram sucesso "da periferia"

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Após a inusitada e tensa passagem dos Racionais MC's pelo "Ensaio", programa da TV Cultura mais afeito à MPB e ao samba, os batedores de frente do rap paulistano (re)aparecem em território conhecido, o da MTV.
O quarteto (Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edy Rock) é a atração do "MTV Jam 605!", projeto conjunto entre a emissora jovem e a DirecTV. Nessa parceria, a DirecTV exibe shows e especiais produzidos pela MTV. Já foram tema do programa as bandas rock/pop Legião Urbana, Raimundos e Kid Abelha.
No "Ensaio", confrontados pelo apresentador Fernando Faro, os Racionais se mostraram um pouco acuados, desconfortáveis com uma possível ligação entre o rap militante do grupo e o samba, feita por Faro em suas perguntas.
Aqui, Mano Brown e cia. recebem toda a liberdade para destilar seu discurso. "Sucesso para mim é tocar na favela, na Febem, na Casa de Detenção. Aparecer na televisão para mim não é sucesso", afirma Mano Brown.
Gravado em 1998, época de "Sobrevivendo no Inferno", fenomenal segundo disco do grupo, o programa intercala as entrevistas -feitas, a maioria delas, no Capão Redondo e no Parque Santo Antônio, localizados no extremo sul de São Paulo- com imagens de shows dos Racionais MC's e músicas ao vivo. É impressionante como a messiânica "Capítulo 4 Versículo 3" ganha ainda mais força cantada pelos milhares de fãs da banda.
Em "Jorge da Capadócia", os Racionais provam que não são apenas discurso. A letra de Jorge Ben é sobreposta às batidas secas de Isaac Hayes (usadas também pelo grupo inglês de trip hop Portishead). Bem moderno -e "religioso, como uma proteção", afirma Mano Brown.
Combatentes da periferia paulistana que ganharam o país, os Racionais MC's são, sintetiza o DJ KL Jay, "os porta-vozes de quem não tem voz".


MTV JAM 605!. Onde: canal 605 da DirecTV. Quando: hoje, o dia todo.


Texto Anterior: Gastronomia: Paca, tatu, cotia, sim?
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Por que a guerra no Iraque?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.