São Paulo, sexta, 26 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

LUA-DE-MEL A TRÊS
SBT, 12h55. (Honeymoon in Vegas). EUA, 1992, 96 min. Direção: Andrew Bergman. Com James Caan, Nicolas Cage, Sarah Jessica Parker. Detetive (Cage) leva a noiva (Parker) para casar em Las Vegas. Casar ou jogar? O certo é que James Caan, disposto a conquistá-la, arma um jogo, de modo a que o rapaz se afunde em dívidas. Cage voltaria à cidade mais gloriosamente, para "Despedida em Las Vegas" (1995), que lhe deu o Oscar de melhor ator.

MULHERES E HOMENS: HISTÓRIAS DE SEDUÇÃO
Bandeirantes, 21h30.
(Women and Men: Three Stories of Seduction). EUA, 1990, 82 min. Direção: Frederic Raphael, Ken Russell, Tony Richardson. Com Elizabeth Montgomery, Beau Bridges, Molly Ringwald, Peter Weller, Melanie Griffith, James Woos. Três adaptações de escritores famosos (Mary McCarthy, Dorothy Parker e Ernest Hemingway) sobre as relações masculino/feminino, com elenco animador. Vale uma espiada.

A PRIMEIRA TRANSA DE UM NERD
SBT, 21h45.
(Fraternity Vacation). EUA, 1985, 92 min. Direção: James Frawley. Com Stephen Geoffreys, Sherre J. Wilson. Nerd é levado em viagem de paquera por dois colegas, a fim de pagar as despesas. Mas ele se revela um grande conquistador. Comédia vira-lata.

OSSO, AMOR E PAPAGAIOS
Cultura, 23h50.
Brasil, 1956, 102 min. Direção: César Mêmolo Jr./Carlos Alberto de Souza Barros. Com Fábio Cardoso, Jaime Costa, Wilson Grey, Renato Consorte. A disputa política em uma cidadezinha do interior serve como centro dessa comédia realizada num momento de depressão do cinema paulista (após a falência da Vera Cruz), num panorama em que o filme surgiu como uma grande esperança. Hoje, não entusiasma tanto, embora não seja a descartar. P&B.

INTERCINE
Globo, 0h30.
Será exibido o eleito entre "A Vida por um Fio: Entre a Lei e o Crime" (1991, de Roger Young, com Dennis Hopper, Robert Carradine) e "Rebelião em Milagro" (1988, de Robert Redford, com Ruben Blades, Richard Bradford).

A MELHOR CASA SUSPEITA DO TEXAS
Globo, 2h45.
(The Best Little Whorehouse in Texas). EUA, 1982, 115 min. Direção: Colin Higgins. Com Burt Reynolds, Dolly Parton, Dom DeLuise. Parton é a feliz proprietária de um bordel em Gilbert, Texas. As moças são felizes, os fregueses são felizes e é feliz o xerife da cidade (Reynolds), namorado de Parton. Aí entra em cena um político moralista (DeLuise), que exige o fechamento da casa. A vida na cidade não será a mesma. Comédia tragável, não mais. Pensando bem, um pouco menos.

LIMITES DA SEDUÇÃO
Bandeirantes, 2h55.
(Killer Looks). EUA, 1994, 87 min. Direção: Richard Pepin. Com Suzanne Browne, Len Donato. Você olha o título e o pensamento imediato é: "Lá vem besteira". Não dá outra. Ou antes, dá na história de jogos amorosos de casal (ela leva estranhos para a cama; ele aparece a horas tantas, ameaçando o cara) e essa cretinice desanda.

TV PAGA
Spacey brilha em "Os Suspeitos'

da Redação

"Os Suspeitos" (Telecine 1, 19h) poderia ser apenas uma prova a mais da decadência do roteiro hollywoodiano.
Trata-se de um desses filmes aplicados, em que tudo gira em torno de saber quem é o responsável por uns tantos crimes e, não obstante, levou o Oscar de melhor roteiro original de 1995.
É um outro Oscar, no entanto, que faz mais justiça à sua fama: o de Kevin Spacey, como melhor ator coadjuvante.
O tempo tem mostrado que Spacey merece mais: já é um dos grandes atores do cinema norte-americano contemporâneo. "Os Suspeitos" deve bem mais a ele, sem dúvida, do que a seu roteiro -equilibrado, mas não excepcional. (IA)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.