São Paulo, sexta, 26 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi o artista

de Paris

Max Ernst é reconhecido sobretudo por suas pinturas. Forma, com Salvador Dalí, a dupla de pintores surrealistas que obteve maior apreciação popular.
Nascido nas proximidades de Colônia (Alemanha), em 1891, filho de um professor de uma escola de surdos-mudos, Max Ernst adotou a pintura aos 18 anos e foi um dos primeiros entusiastas do movimento dadaísta na Alemanha.
Desde o início da carreira, ele procurou se desprender das técnicas tradicionais da pintura. Foi inspirado pela subversão total pregada pelos dadaístas e começou a usar diversos materiais para realizar colagens em suas telas.
Em 1933, foi proscrito pelo regime nazista alemão; havia 11 anos, porém, que já morava na França, onde permaneceria até 1946, quando o país esteve sob ocupação da Alemanha nazista. Naquele ano, mudou-se para os EUA.
Dadaísta no começo da carreira, Ernst abraçou os ideais do surrealismo desde a publicação do primeiro manifesto do movimento, em 1924, redigido pelo poeta francês André Breton.
Em 1948, Ernst adotou a cidadania norte-americana e, dez anos depois, de volta à França, tornou-se cidadão francês. Morreu em Paris, em 1976, um dia antes de completar 85 anos. (RA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.