São Paulo, sexta, 26 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUNDO DE BACO
Vinho do Novo Mundo ainda é festa para o bolso

JORGE CARRARA
Colunista da Folha

Felizmente, para alegria da mesa e do bolso dos mortais -em meio a enorme procura que tem levado nos últimos anos os preços dos Bordeaux a níveis estratosféricos e animado produtores de regiões européias outrora mais comportadas, como a do Rhône, a lançar garrafas na faixa dos R$ 100-, os vinhos do Novo Mundo continuam brilhando pela sua ótima relação custo-qualidade.
Vale a pena conferir alguns dos últimos exemplares que desembarcaram na cidade. Entre eles estão dois vinhos (um branco Chardonnay, safra 97, e um tinto Cabernet Sauvignon, safra 96) da Sunrise, uma linha criada para exportação pela vinícola chilena Concha y Toro.
Na ala dos brancos, o Chardonnay safra 97 tem corpo médio e paladar redondo, com certo açúcar residual que lembra maçã em calda, complementado por uma leve pincelada de madeira. O Cabernet safra 96 está um pouco adstringente ainda, mas mantém bom equilíbrio e tem aroma e sabor agradáveis, marcado por frutas vermelhas.
Há também duas boas pedidas (outro Cabernet Sauvignon safra 95 e um Sauvignon Blanc 97) entre os Caliterra, marca igualmente oriunda do outro lado da cordilheira, nascida da associação de Robert Mondavi, renomado produtor de vinhos californiano, com Eduardo Chadwick, que comanda no Chile a vinícola Errazuriz.
O Cabernet impressiona bem pelo aroma de boa complexidade (framboesa, pimentão, certo toque de eucalipto) e seu paladar redondo, com bons taninos.
O branco mostra o belo nível que os Sauvignon Blanc podem atingir no Chile. Ele tem aroma e sabor intenso, que lembra maracujá, e paladar equilibrado, vivaz (pela sua boa acidez), rico e persistente.
Quem prefere vinhos californianos tem também ao seu alcance um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon da Sutter Home. O tinto é um vinho leve de corpo médio, macio, marcado por fruta (jabuticaba), leve toque herbáceo e de mentol.
O Chardonnay tem o estilo típico destes brancos californianos, com aroma influenciado pela madeira (pipoca, baunilha, cravo), bem combinado com fruta muito madura, presente também no paladar, bastante aveludado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.