São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Cinderela às Avessas
SBT, 14h20.

(Maid to Order). EUA, 87, 92 min. Direção: Amy Jones. Com Ally Sheedy, Beverly d'Angelo. Após ser rejeitada pelo pai, garota mimada e problemática encontra fada madrinha que se dispõe a colocá-la na linha, de maneira que o pai, por fim, volte a aceitá-la.

Nove Meses
Globo, 15h30.

(Nine Months). EUA, 95, 103 min. Direção: Chris Columbus. Com Hugh Grant, Julianne Moore. Yuppie entra em parafuso quando a namorada engravida. Como se trata de um filme de Chris Columbus, que ninguém espere outra coisa além de soluções tranquilizadoras, num mundo onde tudo se reencontra, no fim das contas. Mas Grant funciona bem como comediante e valoriza o filme -no conjunto, uma simpática diversão, não mais, nem menos.

Godzilla
Record, 21h20.

(Godzilla). EUA, 98, 139 min. Direção: Roland Emmerich. Com Matthew Broderick, Jean Reno. Godzilla é o monstro pós-atômico que, após atacar o Japão em uma série de filmes, chega a Nova York. Aqui, perde-se o sentido original (o encontro entre o ultramoderno -bomba atômica- e o ultra-arcaico -dinossauros) que dava sentido ao filme original. A idéia era aproveitar a onda dos dinossauros.

Bala na Cabeça
Bandeirantes, 22h15.

(Bullet in the Head). Hong Kong, 90, 143 min. Direção: John Woo. Com Tony Leung, Jacky Cheung. Para escapar de problemas com mafiosos de Hong Kong, três amigos fogem para o Vietnã. Não é uma boa idéia: estamos em 1967, a guerra e seus horrores são múltiplos, escapar vivo é difícil. Intacto, impossível. Um dos melhores Woo de sua fase de Hong Kong, trabalhando um repertório popular para fazer grande cinema.

Intercine
Globo, 2h05.

Hoje, as opções são o drama "Sangue e Areia" (89, de Javier Elorrieta, com Christopher Rydell, Sharon Stone) e a comédia romântica "Um Toque de Infidelidade" (89, de Joel Schumacher, com Ted Danson, Isabella Rossellini).

O Chimpanzé Manda-Chuva
SBT, 2h15.

(Barefoot Executive). EUA, 95, 90 min. Direção: Susan Seidelman. Com Jason London, Eddie Albert. Com seu programa em crise de audiência, apresentadora de TV dispensa o macaco Arch, seu astro. "Remake" para TV de comédia Disney de 71.

Marcada pelo Passado
Globo, 4h05.

(Woman with a Past). EUA, 91. Direção: Mimi Leder. Com Pamela Reed, Dwight Schultz. Agentes do FBI prendem mulher acusada de assalto a banco. Um depoimento do marido explicará o crime: tratada de maneira brutal por ele, a mulher tenta levantar o dinheiro necessário para reaver os filhos.

TV PAGA

Coisas que a Itália tem de especial

A reexibição de "Um Dia Muito Especial" (Eurochannel, 22h) em SP serviu para confirmar o filme de Ettore Scola como um dos melhores produzidos pela Itália no fim dos anos 70.
Ali, um homossexual encontra uma dona-de-casa reacionária. O dia é muito especial porque Hitler está em Roma para encontrar Mussollini. Mas também é especial porque a troca que promovem o homem e a mulher, além de esclarecer sobre a natureza da ditadura italiana, nos diz muito sobre o quanto as pessoas podem evoluir e se compreender ao conversarem.
"Divórcio à Italiana" (Eurochannel, 23h45), de Pietro Germi, era, em 1962, um forte libelo contra a proibição do divórcio. Deve ter envelhecido, no entanto, sem perder a classe.
(INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Agora é Garotinho! Jesus versus Tio Sam!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.