UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

PLANETA FASHION QUER VERÃO FEMININO E SUAVE

O Planeta Fashion gira, agora mesmo, neste momento. A London Fashion Week encerrou ontem sua temporada de lançamentos para o verão 2004. A grande estrela da estação inglesa é, mais uma vez, a grega Sophia Kokosalaki. Com Alexander McQueen e a histórica Zandra Rhodes na primeira fila, Sophia se joga no calor grego desta vez, com muitos shortinhos, vestidos e saias curtas. São as novas versões das deusas gregas da estilista, com make bronze e pele suada, numa cartela de cores suave e metalizada, em rosa, cinza, azul, verde... Mais uma vez, Sophia traz muito jérsei e chiffon, muito drapeado.
O verão internacional do ano que vem deverá ser mesmo mais suave, como apontou Marc Jacobs em mais um desfile-referência, semana retrasada, em Nova York. Com uma palheta meio Grand Gatsby, silhuetas anos 20 e 30, soltas na cintura, muitas ombreiras (será???). Jacobs, grande nome da moda americana hoje, volta à feminilidade, livra-se do retrô explícito e aponta um caminho para a estação que engrena a partir de amanhã, com o início dos desfiles em Milão.
E você viu que a Balenciaga não vai desfilar? A grife, desenhada por Nicolas Ghesquiere, pertence ao grupo Gucci e é a mais copiada do planeta hoje. Será que eles fizeram isso para tentar minimizar as cópias ou será que tem algum bas-fond interno? Ah, se essa moda pega...
O que aconteceria com o Planeta Fashion se as marcas mais influentes simplesmente decidissem não desfilar?

COOPERATIVA VAI DESENHAR CAVALERA
Fumaça branca na Cavalera. O empresário Alberto Turco Lôco vem aí com uma histórica novidade na marca. Adriano Costa, Emilene Galende, Fabia Bercsek e a revelação J.Pig são os novos estilistas da adorada grife, substituindo Thais Losso, que foi para a Zapping. Os quatro garotos (certamente entre os mais talentosos da nova geração) fazem parte de um coletivo chamado Cooperativa da Kombi, o novo projeto de Ricardo Gonzales, que implantou na Ellus o projeto Second Floor. "Gosto dessa idéia de que eles sejam uma cooperativa", diz Turco. "Eles vão trazer frescor e informação à Cavalera", empolga-se Gonzales. Delícia. Ótimas escolhas, ótimo chacoalhão na moda brasileira.

MURAKAMI ATACA NOVAMENTE
Se você for para Nova York não deixe de passar no Rockfeller Plaza para ver a nova instalação de Takashi Murakami na cidade. O artista japonês, que ficou célebre com as coloridas telas da Louis Vuitton, preparou mais uma peça lúdica e lisérgica, batizada "Reversed Double Helix", composta de bonecos, muitas de suas margaridas simpáticas e de um jardim de cogumelos. É impossível não se contagiar pelo otimismo e estranhamento de tudo. Fica até 13 de outubro.

GERAÇÃO ELETRÔNICA REVÊ 10 ANOS
Atenção geração eletrônica: os Chemical Brothers lançam finalmente semana que vem pela EMI a esperada compilação dupla "The Singles: 1993-03", com singles, raridadades e duas faixas inéditas. A nova "The Golden Path" é épica (ouça em www.erikapalomino.com.br), com os Flaming Lips. Um álbum novo está sendo esperado para 2004.

palomino@uol.com.br

MARIA RITA, MARIA RITA, MARIA RITA
Há semanas não se ouve outra coisa no Brasil. É uma febre. Quase uma vingança. Sou de uma geração que se lembra de quando Elis morreu: minha mãe chorando na sala (ela era fã total), e depois ela passaria a noite ouvindo os discos e chorando mais. Por isso, ouvir hoje a voz de Maria Rita tem sabor especial. Maria Rita não é Elis. Mas traz um perfume da nostalgia e evoca um aroma da infância. Maria Rita canta para a minha geração, é contemporânea. E brasileira a cada segundo.

SE JOGA NA PEACHES
Do lado extremo, você está sabendo que a Peaches vem para o Tim Festival, né? Pois o novo disco dela, "Fatherfucker", chegou importado às lojas de SP (na Banana já tem e a Bizarre aceita encomenda). Ela está absurda e de certo modo menos barulhenta do que em "The Teaches of Peaches", seu primeiro disco -lançado por aqui pela Sum Records. Mas está mais desbocada e abusada. É só conferir pelo sensacional site www.fatherfucker.net, em que você pode misturar samples bem boca-suja do novo álbum. No disco em si, Peaches canta com Iggy Pop e se joga com Taylor Savyy. Comece o intensivão para poder cantar com a meiga na hora.

E O XINGU, HEIN?
E por falar em Xingu, diz que agora está rolando mesmo a reforma do clubinho, que deverá reabrir finalmente no final de outubro, com tudo em cima e pista de dança ampliada.

HOMOFOBIA NO RIO
Sábado passado, um grupo de cinco pessoas foi atacado a caminho do clube Dama de Ferro, no Rio, por uma turma de cerca de 15 adolescentes de classe média, que atirou pedras e xingou pencas, num comportamento bem homofóbico. Duas pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Miguel Couto. Isso na esquina da Vinicius de Moraes com a Nascimento Silva, coração de Ipanema. Que uó.

Nesta sexta tem a festa indie-rock Spaguetti Nagazaki, com Bispo e Josmar, da banda Monokini, mais show do Daniel Belleza e os Corações em Fúria (praça Almeida Jr, 86, Liberdade, SP). No clubinho Trip Bar tem show com bandas cover do The Cure, e no centrão tem a noite techno Rebordose Eletronica, com Julião e Pet Duo (av. São João, 126); MZK toca samba-rock na Jive Nite, no clube Piratininga (al. Barros, 376). E no sábado o Manga Rosa faz sua terceira rave urbana com Christian Smith mais os residentes do clube (av. Roque Petroni Jr, 720). Já a rave Spring It Up rola ao ar livre mesmo, no sítio Serra do Mar, com Rica Amaral. Os DJs Gu e Tom tocam na Love Machine, no Lov.e, e Mau Mau no Pix, com André Juliani, na festinha mensal Hello. No D-Edge, Tech Jun comemora seu aniversário com o DJ Bio Booster. A dupla electro Luca e Liana se apresenta no Supper Club, e Érica de Freitas e Rogério são os residentes da noite indie-rock Sound, no DJ Club


Texto Anterior: Política cultural: Pesquisador assume Departamento de Teatro
Próximo Texto: Cinema/estréias - "Seja o que Deus Quiser": Murilo Salles radicaliza clichês em comédia cruel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.