São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Sob medida, a domicílio e ao gosto do freguês

MARIA ERCILIA
Colunista da Folha


Não faz tanto tempo, comprar roupa pronta era coisa fora do comum. Normal era a costureira que ia em casa, tirava medidas que eram meticulosamente anotadas num caderninho e voltava com vestidos, blusas e saias para a "prova".
Mas tudo o que uma menina queria era o jeans de marca bacana, a camiseta igual à das colegas. A costureira que ia em casa, um luxo, acabava nos parecendo coisa antiga, atrasada.
A produção em massa e a economia de escala iam tomando o lugar da costureira e seu caderninho; acabamos nos conformando e até preferindo ser número 38 ou 42.
Abrimos mão com gosto daquela página feita só para nós, espelho fiel das nossas imperfeições.
O tempo passou, o mundo mudou e as coisas acabaram dando uma volta de 360 .

Personalizado
"Feito sob medida" volta a ser bacana, só que agora se chama "personalizado". A linha de produção de jeans corta custos, reduzindo todos os corpos a manequins e vendendo quantidades enormes de peças.
Mas, como o comércio eletrônico permite uma troca de informação muito mais rápida e fluida, algumas lojas começam a estudar a possibilidade de entregar peças "únicas", escolhidas pelo freguês entre um número muito maior de opções.
Ainda é cedo para fazer predições, mas me parece que, aos poucos, caminhamos para um novo modelo, diferente do industrial, em que uma peça sob medida possa ser efetivamente mais barata que uma produzida em massa.
O que a costureira espetando alfinetes na cliente tem em comum com as redes informatizadas que ligam compradores, vendedores e produtores?
Velocidade na comunicação. A cliente consegue comunicar suas preferências à costureira em segundos.
Numa loja eletrônica o freguês também consegue definir o que quer com a mesma rapidez.
A peça que falta é ajustar o processo de fabricação a essa velocidade.
Veja alguns exemplos de lojas que começam a vender produtos sob medida.
A oferta ainda é pouca, e os recursos de personalização limitados, mas são experiências interessantes que mostram que as empresas querendo avançar nesta direção e tentando verificar o interesse do consumidor em
"personalizar" suas compras.

Omikron, a alma nômade
Um demônio que suga almas pelo computador é o inimigo em Omikron, game francês que vai ser lançado em breve; David Bowie faz a trilha sonora e dois dos personagens têm seu rosto (www.nom adsoul.com)

Levis (www.levi.com) - Em sua loja de San Francisco, as pessoas colocam uma roupa especial e são escaneadas por um computador. Depois, podem escolher cortes e modelos, criando peças únicas. A costureira acharia graça na quantidade de máquinas necessárias para substituir seu caderninho e seus alfinetes.

Nike (www.nike.com) - Vai oferecer em breve tênis personalizados a partir de dois de seus modelos. O freguês pode escolher uma combinação de cores diferente e um nome ou combinação de números a ser impressa no tênis (até oito caracteres).

Closet (closet.uol.com.br) - Fabrica e entrega camisas personalizadas, escolhidas entre vários modelos de colarinhos, punhos etc.

Books for me (www.booksforme.com - Livros infantis em que os personagens podem ter os nomes das crianças que vão ler a história.

KidCartoons (www.kidcartoons.com) - Vídeos e histórias em quadrinhos baseados na foto da criança que vai ganhar o presente.

NOTA

Van Gogh
No Artmuseum (www.artmuseum.net) é possível "entrar" em dois dos quadros mais famosos de Van Gogh: "A Casa Amarela" e "O Quarto". Nos ambientes em três dimensões baseados nas pinturas é possível "andar" pela rua em frente à casa de Van Gogh e olhar embaixo de sua cama, por exemplo. Textos preparados pelo Museu Van Gogh de Amsterdam acompanham a exposição, explicando aspectos da pintura do artista.

Texto Anterior: Rádio: Banco "financia" a história da MPB
Próximo Texto: Cinema: Faroeste à brasileira abre competição em Brasília
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.