São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesa torna regiões em continentes

da Reportagem Local

Uma das características mais marcantes da Espanha é a diversidade. Em seus cerca de 500 mil km2 convivem, por exemplo, várias línguas, como o espanhol, o galego, o catalão e o basco. A mesa é, porém, o microcosmo onde essas diferenças são mais sentidas. Cada região é um continente gastronômico.
O País Basco (nordeste do país) se caracteriza por pratos leves, à base de peixes em postas e molhos vermelhos (tomates), verdes (salsinha) e negros (tinta de lula).
Andaluzia e Catalunha, no Mediterrâneo, prezam os peixes menores, usados para petiscos (tapas) e tira-gostos, e as paellas.
Uma das culinárias mais peculiares vem da Extremadura, no centro da Espanha (divisa com Portugal). A região possui um clima ameno e seco, apto para a produção de azeite e cítricos e para a criação de animais, como porcos (presunto e salames em geral) e cabras (queijos). A caça também é abundante na região e comparece em pratos como o escabeche de javali (típico da cidade de Cáceres). (CF)

Texto Anterior: Gastronomia: Espanha traz todo seu sabor a São Paulo
Próximo Texto: Mundo Gourmet - Josimar Melo: Rossini é italiano discreto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.