São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça de dramaturgo espanhol tem leitura gratuita hoje na Folha

"Flechas do Anjo do Esquecimento", de Sinisterra, aborda memória e identidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A memória, para o dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra, 69, pode ser o começo e também o fim da identidade. Essa ambiguidade perpassa todo o texto da peça "Flechas do Anjo do Esquecimento", que terá leitura dramática hoje, no auditório da Folha.
"Tudo aquilo que lembramos faz parte do que somos", explica o autor. "Mas, ao mesmo tempo, a memória é uma morte, uma esclerose, já que nos impede de mudar, de ser os outros que temos dentro de nós." A história de "Flechas do Anjo do Esquecimento" -que foi montada pela primeira vez em 2004, na Espanha- transcorre na sala de espera de uma clínica. Apresentados a uma jovem que sofre de amnésia, quatro personagens defendem sua certeza de que ela fez parte da vida deles. O problema é que, para cada um deles, a jovem é uma pessoa diferente.
"Faço um questionamento sobre até que ponto os outros nos constroem. As pessoas próximas, familiares, amigos, nos impõem uma identidade. O esquecimento aqui é uma espécie de liberdade", diz Sinisterra.
O dramaturgo dirige a leitura, que terá os atores Pedro Neschling, Alejandra Sampaio, Gabriela Fontana, Eveline Maria, Kiko Marques, Virginia Buckowski e Patrícia Gordo.
Em janeiro, o espanhol volta ao Brasil para ensaiar com o elenco a montagem, que estreia em São Paulo no final de fevereiro.
À equipe que o ajudará nessa empreitada o dramaturgo pediu apenas que esquecesse a montagem espanhola. "Quero fazer diferente a partir do mesmo. Repetir a montagem de lá seria me submeter à memória."


FLECHAS DO ANJO DO ESQUECIMENTO

Quando: hoje, às 20h Onde: auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar)
Quanto: entrada franca (inscrições das 14h às 19h, pelo tel. 0/xx/11/ 3224-3473 ou pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br, informando nome completo, RG e telefone)
Classificação: livre




Texto Anterior: Análise: Festival de Cinema de Brasília ganha nova chance
Próximo Texto: Comida: Pudim sem leite?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.