São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Chemical Brothers reavalia a eletrônica

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

A música eletrônica passa por momento de reavaliação. Já assimilada pelo grande público e consolidada como trilha sonora da juventude, o estilo vê alguns de seus principais nomes completando década de carreira.
Entre grupos como Underworld e Orbital, o Chemical Brothers - tema do "Planet Rock Profiles", programa que biografa grandes nomes da música- é o mais emblemático. Com esses "irmãos", uma nova etapa do comportamento jovem começou a surgir.
Criado por dois estudantes ingleses em 1989, Tom Rowlands e Ed Simons, o Chemical Brothers. foi o nome pop que melhor conseguiu levar a eletrônica -antes um estilo mais restrito a clubes e raves- às grandes audiências.
Naquele momento, Rowlands e Simons eram apenas freqüentadores assíduos do Hacienda -lendária danceteria inglesa. A eletrônica já era uma realidade com a febre da acid house, e o casamento com o rock, apenas ensaiado, com grupos como Stone Roses e Happy Mondays.
Após tornarem-se DJs e, mais tarde, produtores de suas próprias músicas, a dupla lançou o álbum "Exit Planet Dust" (1995) e o single "Setting Sun" (1996), que chegou ao topo das paradas.
A música trouxe a participação de Noel Gallagher, que estava no auge da popularidade como compositor do Oasis. Quase ao mesmo tempo, o DJ Norman Cook deu seus primeiros passos como Fatboy Slim, e o público roqueiro começou a olhar com menos desconfiança para aquela "música das máquinas".
O som, mais próximo da estrutura do rock, com timbres de baixo e bateria semelhantes, ganhou o nome de big beat -estava criado o caminho para a aparição da figura do "DJ superstar".
"Não entendo por que tornar-se um astro do rock; os DJs já tocam para uma multidão", diz Simons no programa.
Já o momento presente parece confundir a dupla. Na coletânea lançada recentemente, por exemplo, as faixas inéditas mostram uma certa indecisão musical, quase uma crise de identidade. Com os "DJ superstars", surgem também os dinossauros da eletrônica.


PLANET ROCK PROFILES. Quando: hoje, às 22h30, no Eurochannel.


Texto Anterior: Outro lado: Secretaria afirma que privilegia a "geografia cultural"
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Da arte de caçar rolinhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.