São Paulo, Sábado, 27 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE
Waly Salomão e Bernardo Carvalho foram os convidados
Autores conversam sobre conto e poesia em evento literário

da Reportagem Local

O embate não aconteceu. Convidados para uma discussão que já no título antecipava a rivalidade -"Poesia x Conto"-, os autores Waly Salomão e Bernardo Carvalho preferiram uma conversa mais amena anteontem, no auditório da Folha. A conversa foi mediada pelo editor da Ilustrada, o jornalista Sérgio Dávila.
O debate, dentro do ciclo "Conversas de Salão", foi promovido em conjunto pela Câmara Brasileira do Livro e pelo jornal. O ciclo faz parte dos eventos que antecedem o Salão Internacional do Livro de São Paulo, que acontece em abril.
Carvalho, autor, entre outros livros, da coletânea de contos "Aberração" (Companhia das Letras), começou o evento dizendo que prefere uma prosa sem efeitos poéticos.
"Meu primeiro livro, por exemplo, foi escrito "nas coxas" de propósito. Não queria frases bonitas, porque elas anulam a possibilidade de o leitor perceber o conto todo. Escrever frases que são pérolas desviam o leitor", afirmou.
Salomão, autor, entre outras obras, da coletânea de poemas "Lábia" (Rocco), elogiou o clima ameno da discussão. "Não precisamos descobrir quem tem melhor chicote que a Tiazinha", disse.
Em seguida, falou dos problemas de ser um autor exclusivamente de poesia no Brasil -"depois de lançar um livro, há um vácuo"- e leu alguns de seus poemas.
Um deles, "Açougueiro Sem Câimbra", tratava justamente da escrita da poesia: "Pego a posta do vivido,/ talho, retalho, esfolo o fato nu e cru,/ pimento, condimento,/ povôo de especiarias,/ fervento, asso ou frito,/ até que tudo figure fábula".


Texto Anterior: Memória: FHC pode estar brincando com fogo, diz Maxwell
Próximo Texto: Pedinte tira literatura de caneta com crack
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.