São Paulo, Sábado, 27 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor troca linha de ônibus por trem

da Reportagem Local

Até alguns meses atrás, Magnus Mills podia ser visto todos os dias da semana pilotando um ônibus de dois andares que liga o bairro de Brixton ao centro de Londres.
Em agosto do ano passado, a linha de ônibus 137 começou a ser frequentada insistentemente por repórteres e fotógrafos.
O motorista havia sido indicado para ser um dos seis finalistas do prêmio literário mais prestigiado da Grã-Bretanha, o Booker Prize, pelo romance "The Restraint of Beasts" (A Restrição das Bestas).
Mills não levou os cerca de US$ 35 mil do prêmio, que acabou nas mãos do prestigiado Ian McEwan.
Mas assim como "Grand Central Winter", de Lee Stringer, o romance de estréia de Mills conquistou as livrarias de todo o planeta, e deve ser publicado no Brasil, entre abril e maio, pela Geração Editorial.
Nos dois livros, não há economia em cenários escuros e na descrição de personagens estranhos e violentos. Foram esses os ingredientes que fizeram com que até o esquivo e venerado autor norte-americano Thomas Pynchon manifestasse interesse público na obra de Mills.
Em férias no Brasil, em dezembro do ano passado, Mills disse à Folha que seu segundo romance já está pronto para ser editado. Depois de milhares de exemplares vendidos de "The Restraint of Beasts", o escritor, que já parou de trafegar pela linha 137, lança "All Quiet on the Orient Express" (Todos Quietos no Expresso Oriente).
No seu novo título, Mills expressa mais duas linhas em comum com Stringer. A primeira, é claro, é a linha do trem. A segunda, é que, assim como o nova-iorquino, Mills ratifica que escreve sobre coisas que já viu e viveu. (CEM)


Texto Anterior: Pedinte tira literatura de caneta com crack
Próximo Texto: McCann mostra intestino de NY
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.