São Paulo, Sábado, 27 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raul Cortez apresenta "Pessoa e Lorca"

do enviado a Curitiba

O ator Raul Cortez, 14 anos depois de montar "Ah América", monólogo com poemas e canções latino-americanas, estréia hoje à noite no festival de Curitiba, no teatro da Reitoria, "Um Certo Olhar - Pessoa e Lorca".
Desta vez, os poetas brasileiros e hispano-americanos são trocados por um poeta moderno português, Fernando Pessoa, e outro espanhol, Federico Garcia Lorca. "Agora é como olhar para o umbigo mesmo", diz o ator, "descobrir de onde a gente veio".
Cortez vê Pessoa e Lorca como complementares no caráter brasileiro, o primeiro mais nostálgico, encerrado em si mesmo, o segundo sensual, apaixonante.
De início, o monólogo era restrito a Pessoa, mas uma viagem do ator à Argentina reavivou o interesse por Lorca -que foi quem abriu caminho indiretamente, nos anos 80, para que descobrisse e apreciasse os poetas hispano-americanos de "Ah América".
Dirigido por José Possi Neto, o espetáculo desenvolveu uma dramaturgia própria, acompanhando um personagem indefinido durante toda a sua vida, "da adolescência ao crepúsculo e morte", segundo o ator, que se esforçou por evitar um recital.
Fazem parte da apresentação obras famosas como "Romance Sonâmbulo", de Lorca, e "Poema em Linha Reta", de Fernando Pessoa, mas também outras mais desconhecidas.
O monólogo, que faz apenas duas apresentações em Curitiba, estréia em São Paulo no dia 7 de abril, no teatro Alfa Real. (NS)


Texto Anterior: Festival de Curitiba: Portugal saúda o mar em "Alfonsina"
Próximo Texto: Opereta: Musical singelo e rico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.