São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa das Rosas ganha patrocínio

DA REPORTAGEM LOCAL

Em novembro do ano passado, a secretária da Cultura, Claudia Costin, e o presidente do grupo Takano, Antonio Takano, anunciaram a criação do Centro de Leitura Haroldo de Campos, sediado na Casa das Rosas, com abertura programada para janeiro deste ano, em homenagem ao pensador morto em 2003.
Quem passa em frente ao local, na avenida Paulista, observa que a Casa das Rosas continua fechada. "A Takano retirou seu apoio ao projeto por dificuldades financeiras, mas, em duas semanas, iremos anunciar um novo parceiro, um banco, que irá se responsabilizar pela reforma do local", afirmou Costin, em entrevista à Folha, na semana passada.
"A empresa previa a entrada de recursos nos próximos dois anos que não ocorreram, razão pela qual foi rescindida a cooperação com a Casa das Rosas", diz Hijo Morinobu, advogado do grupo Takano.
Fechada logo no início de sua gestão à frente da Cultura, no ano passado, a Casa das Rosas transformou-se em polêmica. O local, então dedicado às artes plásticas, teria a literatura como tema, decisão que ganhou protestos por parte de vários artistas. "Constatamos que tínhamos muito espaço para as artes plásticas", diz Claudia Costin.
Nos planos anunciados em novembro, previa-se um restauro ao custo de R$ 900 mil e a implantação de uma biblioteca com cerca de 8.000 volumes. O projeto todo estava estimado em R$ 1,8 milhão. "Tudo será mantido", afirma a secretária.
A Casa das Rosas também será administrada por uma organização social, nos moldes da reestruturação em curso na Secretaria da Cultura.
(FCY)


Texto Anterior: Política cultural: Associação de amigos gerenciará museus
Próximo Texto: Gastronomia: Festival oferece referências atuais do vinho de qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.