São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Suplemento inglês divulga obra da principal poetisa da Grécia Antiga, encontrada por pesquisadores em 2004

Poema de Safo de 2.600 anos é publicado

DA FOLHA ONLINE

Um poema escrito há 2.600 anos pela poetisa Safo, a mais importante da Grécia Antiga, foi publicado na última sexta-feira pela primeira vez desde que foi descoberto, no ano passado. Os versos, divulgados pelo "The Times Literary Supplement", da Inglaterra, expressam o amor de Safo por suas companheiras na ilha grega de Lesbos, que deu origem ao termo "lesbianismo" para designar o amor entre mulheres.
O poema foi encontrado após Michael Gronewald e Robert Daniel (pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha) identificarem um papiro que envolvia uma múmia do século 3 antes de Cristo. Nele estavam escritos versos que os pesquisadores perceberam que se encaixavam a outros já identificados como de autoria de Safo, descobertos em 1922. Combinando as duas partes e completando espaços perdidos com palavras deduzidas pelo contexto, o original foi reconstruído.
Nos versos, a poetisa lamenta o passar do tempo ao comparar os corpos jovens de dançarinas aos seus frágeis joelhos e aos seus cabelos brancos. "É uma pequena obra-prima: simples, concisa, perfeitamente formada", disse o tradutor para o inglês Martin West, da Universidade de Oxford.
"Ela obviamente tinha um relacionamento emocional com mulheres, e possivelmente sexual também", acrescentou. Diferente do que se costuma imaginar, entretanto, não é do nome da poetisa que se originou na língua portuguesa o termo "safado".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra feita com sentimentos
Próximo Texto: Nelson Ascher: Os tempos estão mudando
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.