São Paulo, Segunda-feira, 27 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"À PRIMEIRA VISTA"

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

Os roteiristas de filmes românticos, por pura e simples necessidade de assunto, vivem atrás de novos temas aparentemente sérios para situar os encontros e desencontros de um casal. "À Primeira Vista" não foge a essa regra.
O história em que se baseia o filme, "To See and Not See" (Olhar e Não Ver), foi retirada do livro "Um Antropólogo em Marte", de Oliver Sacks, o mesmo médico que foi interpretado por Robin Williams em "Tempo de Despertar" (1990). Dali, os roteiristas hollywoodianos tiram o pano de fundo que vai estofar a trama e mover o romance.
A arquiteta Amy Benic (Mira Sorvino) tenta sair da estressante Nova York passando um fim-de-semana num spa. Lá, conhece o massagista cego Virgil Adamson. Como ele é o Val Kilmer, ela decide não largá-lo nunca mais.
Mais tarde, Amy descobre que há uma técnica revolucionária de cirurgia que pode trazer a visão de Virgil de volta e o convence a fazê-la. E, como a Mira Sorvino é a primeira coisa que ele vê, Virgil decide não largá-la nunca mais.
É a partir desse momento que se desenrola a melhor parte do filme. Virgil não sabe distinguir as imagens que enxerga -confunde uma maçã com a foto de uma maça, por exemplo- e o filme usa os questionamentos dele como uma forma de discutir, mesmo que superficialmente, nossa inaptidão diária para prestar atenção no mundo ao nosso redor.
Virgil, ávido por ver, nota tudo e questiona o significado de cada olhar, dos gestos e costumes aos quais quem pode ver está acostumado e que, para ele, são novidade. Mas o filme pára por aí.
O belo casal das telas é perfeito para despertar a simpatia dos casais apaixonados do mundo real, mas coloca o interessante drama e seus desdobramentos em segundo plano. Um filme mediano e agradável que não decepciona nem surpreende.


Avaliação:    

Filme: À Primeira Vista
Diretor: Irwin Winkler
Produção: EUA, 1999, 128 min.
Com: Val Kilmer, Mira Sorvino, Kelly McGillis
Gênero: romance


Texto Anterior: "Próxima parada: Wonderland"
Próximo Texto: DVD: "Lady" é pura sensualidade
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.