São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista serviu na Marinha por mais de 25 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Filho de imigrantes italianos, José Pancetti nasceu Giuseppe Gianinni Pancetti, em junho de 1902 em Campinas (SP).
Mudou-se com a família para São Paulo e logo foi mandado para Massa-Carrara (Itália), onde estudou até os 16 anos. "Ele não era semi-analfabeto, mas também não era um intelectual", disse a curadora Denise Mattar.
Na Itália, ingressou no veleiro Maria Rosa, da Marinha Mercante Italiana. Em 1919, voltou para São Paulo e trabalhou como tecelão, ourives, mecânico, encerador de chão e pintor de paredes.
Dois anos mais tarde, seguiu para o Rio de Janeiro e entrou, em 1922, para a Marinha de Guerra Brasileira, na qual serviu por mais de 25 anos, chegando a primeiro-tenente em 1951.
Em 1933, filiou-se ao núcleo Bernardelli, iniciando aí definitivamente sua vida como artista.
Vencedor de vários prêmios do Salão Nacional de Belas Artes, Pancetti participou da 25ª Bienal de Veneza e da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1950, mudou-se para Salvador. Oito anos mais tarde, morreu no Hospital Central da Marinha, no Rio. A última retrospectiva das obras de Pancetti aconteceu há 38 anos no Rio.


Texto Anterior: Mostra segue para o Rio e São Paulo
Próximo Texto: Debate: Evento discute consequências da Internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.