São Paulo, sexta, 27 de novembro de 1998

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Dogma quer o vulgar, diz roteirista

da Redação

Apesar de concordar que o Dogma 95 é uma reação à invasão dos filmes de Hollywood, Morgens Rukov, co-roteirista de "Festa de Família" e ex-professor do diretor Thomas Vinterberg, acredita que o manifesto se opõe, na verdade, à clássica produção européia.
"O Dogma quer trazer vigor e energia ao cinema europeu, reagindo contra a lentidão e o bom gosto típicos das fitas do continente", ele afirma. "Por isso, no manifesto está escrito que os diretores renunciam a seu gosto pessoal. Tanto Von Trier quanto Vinterberg procuraram mostrar a vulgaridade européia em seus filmes."
Rukov e Vinterberg se reuniram diariamente, durante três meses, para escrever o roteiro. "O Dogma afetou profundamente o roteiro. Podíamos fazer tudo. As limitações que o manifesto impõe acabam liberando os roteiristas."
"Foi uma revelação e uma liberação. Para todos, foi mais divertido. Mesmo para Henning Moritzen, que interpreta o pai e está acostumado ao sistema de filmagem comum. Ele não tinha de se preocupar com marcações no chão, podia se mover por onde quisesse."
Morgens Rukov acredita que a rigidez dos "mandamentos" era necessária. "Eles tinham de dizer não a tudo, do contrário não é possível limitar nada. Você tem de ser absoluto quanto às regras."
Essas restrições não se aplicam, no entanto, ao orçamento. "O baixo custo não é obrigatório. "Festa de Família' custou só US$ 1 milhão, mas é possível fazer um filme de batalha sob o Dogma."
Há um aspecto dos filmes do Dogma 95 que Rukov não consegue compreender: a coincidência dos temas. "Venho tentando entender por que tanto "Os Idiotas' quanto "Festa de Família' são sobre grupos de pessoas. O quarto filme será sobre um grupo também, e o terceiro se passará dentro de uma casa. Não compreendo, porque o Dogma não obriga a isso, não há restrição de temas. Talvez seja porque, em condições normais, grupos são muito difíceis de filmar, por causa da luz, da câmera."
O professor acha natural que um movimento como esse tenha surgido na Dinamarca. "Uma das razões é a Escola Nacional de Cinema da Dinamarca, onde pregamos a simplicidade e há regras severas, por causa do orçamento reduzido. Outra é a influência da ousadia de Lars von Trier."
Quanto ao futuro do movimento, Rukov tem dúvidas. "Acho que o propósito inicial do Dogma eram esses quatro filmes. Sei que Von Trier e Vinterberg estão desenvolvendo novos projetos e acredito que eles não filmarão de acordo com as regras."
O professor desenvolve com seu pupilo mais um projeto, sobre o qual fazem segredo, "mas que será o oposto de "Festa de Família' e deve sair no ano que vem". (MaM)


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