|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Dogma quer o vulgar, diz roteirista
da Redação
Apesar de concordar que o Dogma 95 é uma reação à invasão dos
filmes de Hollywood, Morgens Rukov, co-roteirista de "Festa de Família" e ex-professor do diretor
Thomas Vinterberg, acredita que o
manifesto se opõe, na verdade, à
clássica produção européia.
"O Dogma quer trazer vigor e
energia ao cinema europeu, reagindo contra a lentidão e o bom
gosto típicos das fitas do continente", ele afirma. "Por isso, no manifesto está escrito que os diretores
renunciam a seu gosto pessoal.
Tanto Von Trier quanto Vinterberg procuraram mostrar a vulgaridade européia em seus filmes."
Rukov e Vinterberg se reuniram
diariamente, durante três meses,
para escrever o roteiro. "O Dogma
afetou profundamente o roteiro.
Podíamos fazer tudo. As limitações que o manifesto impõe acabam liberando os roteiristas."
"Foi uma revelação e uma liberação. Para todos, foi mais divertido.
Mesmo para Henning Moritzen,
que interpreta o pai e está acostumado ao sistema de filmagem comum. Ele não tinha de se preocupar com marcações no chão, podia
se mover por onde quisesse."
Morgens Rukov acredita que a
rigidez dos "mandamentos" era
necessária. "Eles tinham de dizer
não a tudo, do contrário não é possível limitar nada. Você tem de ser
absoluto quanto às regras."
Essas restrições não se aplicam,
no entanto, ao orçamento. "O baixo custo não é obrigatório. "Festa
de Família' custou só US$ 1 milhão, mas é possível fazer um filme
de batalha sob o Dogma."
Há um aspecto dos filmes do
Dogma 95 que Rukov não consegue compreender: a coincidência
dos temas. "Venho tentando entender por que tanto "Os Idiotas'
quanto "Festa de Família' são sobre
grupos de pessoas. O quarto filme
será sobre um grupo também, e o
terceiro se passará dentro de uma
casa. Não compreendo, porque o
Dogma não obriga a isso, não há
restrição de temas. Talvez seja porque, em condições normais, grupos são muito difíceis de filmar,
por causa da luz, da câmera."
O professor acha natural que um
movimento como esse tenha surgido na Dinamarca. "Uma das razões é a Escola Nacional de Cinema
da Dinamarca, onde pregamos a
simplicidade e há regras severas,
por causa do orçamento reduzido.
Outra é a influência da ousadia de
Lars von Trier."
Quanto ao futuro do movimento, Rukov tem dúvidas. "Acho que
o propósito inicial do Dogma eram
esses quatro filmes. Sei que Von
Trier e Vinterberg estão desenvolvendo novos projetos e acredito
que eles não filmarão de acordo
com as regras."
O professor desenvolve com seu
pupilo mais um projeto, sobre o
qual fazem segredo, "mas que será
o oposto de "Festa de Família' e deve sair no ano que vem".
(MaM)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|