São Paulo, sexta, 27 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"CASAMENTO POLONÊS"
Filme é canto à fertilidade

ALFREDO STERNHEIM
especial para a Folha

"Casamento Polonês" é uma comédia dramática que celebra a união familiar, por mais complicada que seja.
Só que Theresa Connelly, no seu primeiro longa-metragem, conta uma história onde os personagens masculinos são passivos, mal reagem diante dos acontecimentos, enquanto que a mulher mostra-se dominante, decisiva.
Nesse esquema, a líder é Jadzia (Lena Olin), casada com o padeiro Bolek (Gabriel Byrne). Ele desconfia da mulher. De fato, Jadzia tem um romance com Roman (Rade Serbedzija), executivo da indústria em que trabalha como faxineira.
Assim mesmo, Jadzia exerce a tutela da casa, dos cinco filhos do casal, da nora e do único neto. As confusões aumentam quando a filha Hala (Claire Danes) descobre que está grávida. Justamente na véspera de uma procissão católica liderada pela garota, escolhida entre tantas outras devido a sua declarada virgindade.
Embora possa ocorrer em qualquer lugar, a trama se passa junto à colônia polonesa de Detroit. Essa peculiaridade e a sugestiva música de Luis Henrique Bacalov (de "O Carteiro e o Poeta") garantem mais charme ao filme, prejudicado por certo exagero na busca do humor. É o que se vê, por exemplo, quando a família vai atrás do responsável pela gravidez de Hala.
"Casamento Polonês" frustra em sua comicidade, mas vale pela ternura com que Theresa expõe a rotina familiar. Nessa visão ela deixa claro que existe encanto não só nos momentos de afeto como naqueles triviais e sufocantes. Esse sentido é acentuado no despojado e expressivo epílogo do filme, exibido no último festival de Sundance.
Para isso, Theresa contou com eficiente elenco, em que duas atrizes se destacam. Uma é a sueca Lena Olin mostrando com convicção ser possível o difícil equilíbrio entre o adultério e o amor ao marido e aos filhos. Outra é a sempre luminosa Claire Danes (20 anos incompletos) transmitindo a fase de descoberta e perplexidade vivida por Hala. Ambas sensuais, Lena e Claire colaboram para que "Casamento Polonês" possa ser apreciado também como um singelo canto de amor à fertilidade.
²

Filme: Casamento Polonês Produção: EUA, 1997 Direção: Theresa Connelly Com: Gabriel Byrne, Claire Danes e Lena Olin Quando: a partir de hoje no cine SP Market 7



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.