São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES


INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Day-O, um Amigo de Infância
SBT, 14h.
(Day-O). EUA, 1992, 91 min. Direção: Michael Schultz. Com Delta Burke, Elijah Wood, Carlyn Glynn. Na infância, a pequena Grace sente-se rejeitada pelos pais e cria Day-O, um amigo imaginário. Já mulher crescida, grávida, ainda sentindo-se desvalorizada pelo pai, Day-O reaparecerá em sua vida, para lhe dar uma força (mas causará umas tantas e indesejáveis atribulações).

De Volta para o Futuro 3
Globo, 15h30.
(Back to the Future 3). EUA, 1990, 117 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson. Desta vez, Marty McFly (Fox) e seu amigo cientista (Lloyd) voltam ao tempo do Velho Oeste. Bem inferior ao primeiro filme, já se notam aqui as facilidades de uma empreitada cujo interesse estava, em grande parte, na surpresa da viagem no tempo proposta. Ainda assim, essa viagem ao Oeste revisa o mito e tem seu encanto. Afinal, contempla a América, ao mesmo tempo, como passado e futuro.

Electra
Bandeirantes, 23h.
(Electra). EUA, 1995, 91 min. Direção: Julian Grant. Com Shannon Tweed, Sten Eirik, Joe Tab, Katie Griffin, Lara Daans. Milionário (Eirik) sem grandes escrúpulos, que vive preso a uma cadeira de rodas, busca apoderar-se de fórmula secreta, capaz de criar uma raça de homens superiores. Ele vê nisso a única saída para seu caso pessoal. O problema é que o cientista que criou a tal fórmula inoculou-a num rapaz (Tab) e o isolou do mundo, num buraco do Texas, ao lado de sua madrasta (Tweed). O milionário lançará mão dos recursos mais vexatórios para apoderar-se do segredo. Mas encontrará a resistência da madrasta. Aquelas coisas vergonhosas, enfim. Inédito.

Intercine
Globo, 2h25.
"Antes do Amanhecer" (1995, de Richard Linklater, com Ethan Hawke, Julie Delpy) e "Os Cabeças-de-Vento" (1994, de Michael Lehmann, com Brendan Fraser, Joe Mantegna) são os filmes que o espectador pode votar, para quarta.

Doce Veneno
Globo, 4h10.
(Sweet Poison). EUA, 1991, 96 min. Direção: Brian Grant. Com Steven Bauer, Edward Herrmann, Patricia Healy. Healy é uma jovem sequestrada junto com o marido, pouco após saber que a fortuna que ela contava herdar já era. Em compensação, ela descobre que o sequestrador (Bauer) havia roubado uma fortuna considerável. Em vista do que trata logo de seduzir o fulano. A inconsequência habitual. Feito para TV.

DESTAQUES DA TV PAGA


FILMES


A idade como catástrofe pessoal



"Não confie em ninguém com mais de 30 anos", dizia a música dos anos 60 cujos compositores hoje devem ter mais de 60.
A mística da juventude anunciou-se provavelmente na Paris existencialista dos anos 50, e Louis Malle captou o ar do tempo em "Trinta Anos Esta Noite" (Eurochannel, 23h30), no qual o protagonista (ainda uma vez Maurice Ronet) vê a chegada da idade como uma catástrofe pessoal.
Hoje o filme será visto mais como um registro dessa Paris sartriana do pós-guerra, em que o peso da existência -e das escolhas- caía inteiro sobre o ombro dos homens, embora conecte bem com o sentimento trágico do livro de Drieu La Rochelle -o colaboracionista, o infame, o suicida- que lhe serve de base. (IA)


BIOGRAFIA


Programa conta a história de ex-Pantera

Célebre por ter substituído Farrah Fawcett-Majors no seriado de TV "As Panteras", a atriz norte-americana Cheryl Ladd é o destaque de hoje do programa "Grandes Nomes", que o GNT exibe às 23h.
O programa mostra desde as primeiras experiências artísticas -as aulas de sapateado e canto ministradas pelo pai-, passa pela participação no desenho animado "Josie e as Gatinhas" e desemboca na atual escritora de livros infantis e voluntária em instituições de auxílio a crianças carentes.

NATUREZA


Documentário investiga o passado nas geleiras

Hoje, às 23h, o National Geographic Channel leva ao ar "Geleiras", documentário que mostra como elas representam um arquivo de dados sobre o clima do passado e a composição da atmosfera. Mostra também perigos como avalanches, icebergs e fendas glaciais.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: O céu é do condor
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Quem esqueceu a torneira aberta do submarino!?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.