São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Malefícios do Tabaco' é "peça-piada'

da Reportagem Local

Anton Tchecov (1860-1904) era neto de servos na Rússia e tinha lá o seu gosto pelo humor mais popular, do vaudeville. Eram um pouco assim suas primeiras peças, adaptadas de contos que escreveu, farsas assumidas -até, como se batizou, "peças-piadas", muito curtas, com uma piada central.
É o caso de "Os Malefícios do Tabaco", que o ator Pascoal da Conceição e o diretor e tradutor russo Vadim Nikitin apresentaram improvisadamente no Carnaval, durante três dias, no teatro Bibi Ferreira, em São Paulo.
Trata-se do marido, Chorão, de uma dona de pensão. Ele vive de dar palestras, escrever para jornal. Na verdade, é um servo da mulher. É desprezado por ela e a teme. Fala mal dela pelas costas.
É forçado por ela a fazer uma palestra sobre "os malefícios do tabaco", mas fuma. Na palestra que é o monólogo, ele devaneia, qualquer detalhe é motivo para mudar de assunto, atacar a mulher, falar de sua própria vida. Ele é mesquinho e covarde, apequenado, reprimido. É engraçado assim.
As apresentações sublinharam o humor, com grande uso da pausa, da falta do que dizer, do descrédito do que se fala. Mas também exageraram, perdendo muito da crítica e da agudeza pela piada.
Sem ritmo, "Os Malefícios do Tabaco" arrastava-se, apesar de muito curta, e terminou com uma sensação incontornável de superficialidade. É a segunda montagem de Vadim Nikitin para Tchecov. Adianta o que promete ser uma avalanche tchecoviana este ano, no Brasil (vêm aí "Ivanov", do grupo Tapa, "O Tio Vânia", com Renato Borghi, "A Gaivota", com Fernanda Montenegro, "As Três Irmãs", com Maria Padilha).
Mas era de esperar mais, do grande comediante do Oficina e do diretor/tradutor da avassaladora "Canção de Cisne". (NS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.