São Paulo, sexta, 28 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Feriados e baixa arrecadação são razões apontadas
Distribuidoras já não estréiam seus filmes só às sextas

DENISE MOTA
da Redação

Já se foi o tempo em que o dia nacional de estréias de cinema era a sexta-feira.
Em razão dos feriados, de bilheterias fracas e até mesmo dos resultados do Oscar, as distribuidoras agora estão começando a programar suas estréias mais cedo, às quintas e até mesmo às quartas-feiras.
``Inimigo Íntimo'', filme da Columbia dirigido por Alan J. Pakula (com Harrison Ford e Brad Pitt no elenco), foi lançado ontem em todo o mundo. ``Inferno de Dante'', da UIP, e o infantil ``James e o Pêssego Gigante'', da Columbia, também estrearam ontem.
De acordo com a Columbia, o adiantamento das estréias teve como único motivo o feriado da Sexta-feira Santa.
``Para cinema, os dias fracos dos feriados são muito fortes em bilheteria. É o caso do Carnaval, quando todas as distribuidoras colocam seus filmes para estrear na Quarta-feira de Cinzas'', afirma Telma Gadioli, gerente de marketing da Columbia TriStar Brasil.
Na semana passada, o filme ``Guerra nas Estrelas - Edição Especial'', que vinha sendo anunciado para o dia 21, uma sexta-feira, foi lançado pelo circuito Paris-Alvorada na quinta, surpreendendo até mesmo o setor de divulgação da Fox-Warner -que detém os direitos sobre a fita-, avisado da data do novo lançamento pela Folha, na quarta-feira.
De acordo com o circuito, a estréia de ``Guerra nas Estrelas'' seria na quinta, mas o ``lançamento oficial'' do filme ocorreria mesmo na sexta.
Apesar da surpresa, o diretor da Fox-Warner Brasil, Marcos Oliveira, afirma que as pré-estréias em grande circuito são decorrentes de acordos entre distribuidoras e exibidoras para compensar semanas fracas de arrecadação.
``É praxe fazer pré-estréias à noite. Estamos promovendo agora algumas pré-estréias durante o dia, em horário normal e grande circuito. Isso não interfere em nada na divulgação dos filmes. Os exibidores apenas percebem quando não têm filmes fortes para segurar a semana e resolvem adiantar um lançamento importante'', diz Oliveira.
O diretor da distribuidora ainda nega que o adiantamento da estréia (sob forma de pré-estréia em grande circuito) tenha algum motivo fiscal, como aventam alguns especialistas.
``O imposto que devemos pagar é o ISS -Imposto sobre Serviços-, que é calculado de acordo com a bilheteria do filme. Isso independentemente de ele estar sendo exibido em regime de estréia ou pré-estréia'', assegura.
``Se fosse possível burlar o imposto com lançamentos antecipados, os filmes, no Brasil, viveriam em eterna pré-estréia.''
Outros lançamentos de sucesso deste ano, como ``Marte Ataca'' (comédia em que marcianos são recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, ainda em cartaz em São Paulo) e ``Daylight'' (aventura estrelada por Sylvester Stallone), também estrearam antes da tradicional sexta-feira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã