São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista russo Ilya Kabakov se sobressai

DO ENVIADO A VENEZA

Uma visita à mostra de Veneza vale a pena pela oportunidade de o espectador se deparar com obras que raramente saem de seus locais de origem. É o caso da tela "Pôr-do-Sol - Irmãos", de Caspar David Friedrich, de propriedade do Museu Hermitage, de São Petersburgo, e de "O Balão", tela de Francisco de Goya que pertence ao Museu de Belas Artes de Agen, na França.
Uma das obras mais impactantes, porém, é contemporânea: "O Homem Que Voou no Espaço de Seu Apartamento", do russo Ilya Kabakov.
O personagem representado é um exemplar do "homo sovieticus", um ser que se coloca entre a miséria material e os sonhos idealistas de seu país. O ambiente é composto por um quarto esquálido com um rombo no teto, através do qual o homem foi projetado ao espaço. Para trás, deixou velhos utensílios domésticos e as paredes cobertas com cartazes que pregam os ideais da revolução socialista. (CF)

Texto Anterior: Artes Plásticas: Mostra em Veneza reúne visões do universo
Próximo Texto: Cascella dá a volta ao mundo com suas paisagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.