São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
IRRETOCÁVEL Finalista do concurso Dakota Elite Model Look em 2001, Thaís Oliveira não parou: é figura fácil em desfiles e comerciais de TV -num deles, foi dublê de corpo de Isabel Fillardis numa campanha de sabonete; ela agora quer estudar moda

Gol contra

Desdenhando da CBF em público, o presidente Fernando Henrique Cardoso mobilizou seu time anteontem para tentar conversar com Ricardo Teixeira, presidente da entidade, no Japão. FHC quer contornar a recusa da CBF a levar a seleção para comemorar o desempenho na Copa em Brasília.

Um dos escalados foi o ministro dos Esportes, Caio Carvalho. Ele disparou vários telefonemas, para a seleção e para a embaixada brasileira no Japão. Até ontem, em vão. "O presidente quer receber os jogadores. A seleção é patrimônio do povo", diz Carvalho.

A resposta da CBF, descontente há tempos com o governo, é: não, não e não.

SÓ NA VITÓRIA
Só anteontem, depois de garantida a presença na final, a seleção recebeu mensagem de FHC. Já o superocupado presidente americano George W. Bush telefonou duas vezes ao time do país. A comparação é feita pelos dirigentes da CBF.

SUPERPRODUÇÃO
Em compensação, o presidente já tem garantido o festão de inauguração do Sivam, no Amazonas, em julho. O secretário de Comunicação, João Roberto Vieira da Costa, está no Estado cuidando pessoalmente da produção.

GUERRA SEM FIM
Gilmar Mendes quer processar o advogado Dalmo Dallari, que combateu sua indicação para o STF (Supremo Tribunal Federal) afirmando, entre outras coisas, que Mendes não tinha "reputação ilibada".

CAMELOT
A "Operação Távola Redonda", da Polícia Federal, que grampeou dirigentes do PT, ganhou esse apelido porque os policiais, internamente, chamam Lula de "Rei Arthur" -que também era barbudo. Os assessores do petista seriam os "cavaleiros da távola redonda".

INFINITO
Roseana Sarney vai incluir em seu livro um capítulo sobre os grampos da PF no PT. Muitas informações foram colhidas com José Dirceu, presidente do partido.

CABIDE
A nova Anac, a agência que vai cuidar da aviação civil, pode ter pelo menos 1.755 funcionários estáveis, além de 300 em cargos de confiança. A previsão está em documentos enviados pelo governo a parlamentares no Congresso.

As empresas aéreas calculam que o custo de manutenção da agência será de, no mínimo, R$ 160 milhões por ano -dinheiro que vai sair do bolso dos passageiros, já que tudo será repassado ao preço dos bilhetes.

É por essas e outras que a votação do projeto que cria a Anac, marcado para quarta-feira, foi adiada para o próximo semestre.

ISSO É QUE É VIDA
Nada menos que duas dezenas de pessoas -entre empregados e parentes- acompanham Sandy e Junior na turnê que a dupla faz pela Europa. Os irmãos, que passam um mês por lá, não têm nenhuma apresentação agendada. Entre passeios à torre Eiffel e a lojas de grifes badaladas, eles fazem a "apresentação" do novo disco.

CELULÓIDE
O diretor Heitor Dhalia e o roteiro de seu filme, "Nina", foram selecionados para concorrer ao prêmio dado em conjunto pelo Sundance Institute, dos EUA, e pela rede de TV japonesa NHK. A premiação oferece, entre outras coisas, uma garantia de compra dos direitos de exibição pela NHK no valor de US$ 150 mil. Walter Salles faturou o mesmo prêmio com "Central do Brasil".

As filmagens começam em setembro.

APLAUSOS
O filme "Lavoura Arcaica" começará a ser exibido em setembro na Europa. O longa de Luiz Fernando Carvalho está fazendo o maior sucesso na Argentina e completa dois meses em cartaz -nem a crise econômica afastou os espectadores.

AUTOCRÍTICA
Um artigo publicado na revista "Time" tenta explicar por que os americanos não se empolgam com a Copa do Mundo: não há entre eles uma resistência ao esporte, e sim falta de interesse por qualquer país fora de suas fronteiras.

Diz o artigo de Joel Stein que, quando ouvem que a Tunísia vai jogar contra a Bélgica, tudo o que os americanos desejam é comprar um mapa.

bergamo@folhasp.com.br


COM CLEO GUIMARÃES E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

É hoje a estréia da peça "Mozart e Salieri - A Inveja", com as atrizes Bel Kutner e Ana Prado, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Dirigido por Cacá Vicalvi, o documentário "A Construção da Ausência", sobre o artista plástico Daniel Senise, vai ser lançado hoje, às 19h30, no Instituto Tomie Ohtake.
Raquel Arnaud e Hugo França oferecem hoje um jantar em homenagem aos artistas plásticos José Resende e Waltércio Caldas.
O músico Renato Teixeira se apresenta hoje, às 21h, na Festa da Cultura Popular no Sesc Itaquera.
É amanhã a inauguração do projeto "Só Gravura", com exposição e feira de gravuras, das 14h às 18h, na galeria Adriana Penteado Arte Contemporânea.
A poeta Raquel Naveira e a cantora Tetê Espíndola, com sua craviola, fazem amanhã o show de lançamento do CD "Fiandeiras do Pantanal", às 21h, no teatro Crowne Plaza.



Texto Anterior: Lilo & Stitch: Animação é a mais anti-Disney já feita pela Disney
Próximo Texto: Cinema/Estréias - "Janela da Alma": Documentário investiga gradações do olhar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.