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CARLOS CAREQA
Estranheza move disco
da Reportagem Local
Compositor paranaense
iconoclasta e já veterano,
Carlos Careqa, um dos autores de eleição até agora de
Rita Ribeiro, lançou já há
alguns meses seu segundo
álbum, "Música para Final
de Século", independente e
despercebido.
É um painel de excentricidades. Contempla até certo
ponto comercial versão de
autor para "Cortei o Dedo"
(dele e de Raul Cruz), que
Rita gravou em 1997
("Eclipse em Meia-Lua",
que ela acaba de gravar,
também está aqui), mas a
forra de estranheza, em interpretação de sotaque castelhano por Anna Clementi.
E estranheza é o que move
seu disco.
Caso exemplar de desterritorialização, "Música para
Final de Século" faz o paranaense parecer hippie baiano (ou antibaiano, em "Ser
Igual É Legal"), forrozeiro
cearense ("Chorando em
2001") ou sambista carioca
manso ("Não Pise nos Meus
Carlos", "Vou Sair As Comprinhas").
Careqa quer parecer ser
internacional, globalizando-se nas cerebrais demais
"Manhattan Tan Tan", o inventário de viagem "A Cor
de Nova York", "No Caminho para Santiago".
Tal nomadismo é revestido de arranjos percussivos,
tênues, de voz suave e equalizada, de letras densas, incisivas ("meu anjo da guarda brigou com Deus", em
"No Caminho para Santiago", ou "farelo de tristeza/
multiplica a divisão/ bandejas de vontade/ tira-gosto
de ilusão", em "São Solidão"), às vezes extemporâneas (a de "Música para Final de Século").
A discussão se dá sempre
em torno dos descaminhos
da pós-modernidade, com
resultados muitas vezes...
pós-modernos. Exemplos?
"Não Minta pra Mim" ("será que banana é fruta?/ E o
abacate, que fruta é?/ Sexo
com animais é luxo?/ Será
que sou de Oxossi ou de
Oxum?/ Será que eu vou
mudar minha conduta?
(...)/ Filho da puta também
é filho?" -o concreto-cabecismo de Arnaldo Antunes se espalha por aí), "Não
Pise nos Meus Carlos" ("Eu
sou Carlos/ Estou no plural/
Tão bonzinho/ E tão marginal/ Eu vou bem/ Bem obrigado/ Tantos carecas/ Do
meu lado") etc.
Mas o que nunca oscila
são as potentes composições musicais, pedra de toque da produção de Careqa.
Caso em que a calma e a
tranquilidade são tantas
que uma obra quase vai
passando quase em branco,
é também exemplo a mais
da inimizade entre calma e
imprecisão.
(PAS)
Avaliação:
Disco: Música para Final de Século
Artista: Carlos Careqa
Lançamento: Thanx God (tel. 011/
277-5915)
Quanto: R$ 18, em média
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