São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAÚJO

Labirinto do Crime
Rede TV!, 13h.
  (Iron Maze). EUA, 1991, 100 min. Direção: Hiroaki Yoshida. Com Jeff Fahey, Bridget Fonda, J.T. Walsh. A polícia levanta diferentes versões sobre tentativa de assassinato a um ricaço japonês. Carbono de "Rashomon", onde Kurosawa introduziu esse tipo de construção. Comparações com o original são até desleais com a cópia.

Perigo na Torre
Bandeirantes, 13h.
(Skycraper). EUA, 1995, 95 min. Direção: Raymond Martino. Com Anna Nicole Smith, Richard Steinmetz. Garota atrevida opõe-se a plano de supervilão, de roubar arma poderosíssima. A superpeituda Smith foi lançada há algum tempo, com certo estardalhaço, como futuro símbolo sexual. Por ora, continua futuro.

Uma Família Quase Perfeita
SBT, 14h15.
(Picture Perfect). EUA, 1995, 89 min. Direção: Joseph Scanlan. Com Richard Karn, Dave Thomas. Um concurso promovido por refrigerante procura a família perfeita. Entre os inscritos estão duas famílias vizinhas, sendo que uma ajudou a outra a salvar a hipoteca da casa. Comédia modesta.

Os Saltimbancos Trapalhões
Globo, 15h40.
Brasil, 1981, 95 min. Direção: J.B. Tanko. Com Os Trapalhões, Lucinha Lins, Ivan Lins. O conjunto tomou como base a peça de Chico Buarque, trabalhou com um artesão de respeito, como Tanko, e fez um de seus filmes mais marcantes. Os Trapalhões trabalham num circo e não recebem seu pagamento corretamente. A criançada vai gostar.

A Dama de Vermelho
Record, 22h15.
(The Woman in Red). EUA, 1984, 86 min. Direção: Gene Wilder. Com Gene Wilder, Kelly Le Brock, Charles Grodin. Wilder acertou a mão nesta comédia sobre homem casado que se encanta por um avião, ou melhor, por uma modelo (Le Brock), e faz de tudo para conquistá-la. Nenhuma obra-prima mas é filme que figura na antologia, muito graças à breguérrima canção "I Just Call to Say I Love You", que ganhou o Oscar de melhor canção.

Intercine
Globo, 1h40.
Para fechar a semana, a emissora exibe o escolhido pelos telespectadores, entre o suspense "A Morte Pede Carona" (1986, de Robert Harmon, com Rutger Hauer, C. Thomas Howell, Jennifer Jason Leigh) e o drama "Apenas Bons Amigos" (1994, de Ron Underwood, com Michael Keaton, Geena Davis, Christopher Reeve e Jeffrey DeMunn).

Uma Questão de Escolha
Globo, 3h25.
(It Takes Two). EUA, 1988, 79 min. Direção: David Beaird. Com George Newbern, Leslie Hope, Kimberly Foster e Barry Corbin. Pouco antes de casar, rapaz conhece a garota dos seus sonhos. Enquanto a noiva o espera no altar, ele se enrola para resolver o dilema: com quem ficar?

TV PAGA

O ator como matéria-prima da obra

ESPECIAL PARA A FOLHA

Se o dia oferece os reprisadíssimos (mas sempre notáveis) "Butch Cassidy" (Fox, 14h), "Um Tiro na Noite" (Telecine 2, 19h50), "Touro Indomável" (Telecine 3, 21h45) e "Crimes e Pecados" (TNT, 20h), por que "Kenoma" (Canal Brasil, 14h45) merece um comentário à parte?
Pela excelente direção de atores, algo cada vez mais raro no cinema nacional. O roteiro é simples, sobre um homem que tenta criar uma máquina de movimento perpétuo, o que traria desenvolvimento a uma cidadezinha rural. José Dumont e Jonas Bloch estão primorosos e até desviam a atenção de alguns problemas de fotografia e roteiro, mais que aceitáveis nesse filme de Eliane Caffé. (PS)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Ninho
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Os dois atacantes da seleção: o dólar e o feijão!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.