São Paulo, sexta, 28 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
'Brasileiro, Profissão Esperança', com Gracindo Junior, faz três únicas apresentações no Tom Brasil e lança CD
Bibi Ferreira canta Dolores Duran em SP

da Redação

Em 1973, um espetáculo musical conseguiu a proeza de lotar o Canecão, no Rio, por oito meses consecutivos. Elenco: a cantora Clara Nunes e o ator Paulo Gracindo. Texto: Paulo Pontes, de "Gota D'Água". Direção: Bibi Ferreira.
Vinte e cinco anos depois, "Brasileiro, Profissão Esperança" chega ao público paulistano nesta noite. No palco, a mesma Bibi Ferreira e Gracindo Junior, filho de Paulo Gracindo. O espetáculo faz apenas três apresentações, de hoje a domingo, no Tom Brasil.
Escrito originalmente para Maysa, "Brasileiro" aborda a vida da cantora e compositora Dolores Duran e do jornalista e também compositor Antonio Maria, dois dos maiores cronistas do Rio da década de 50.
"Acima de qualquer coisa, o espetáculo fala de amor. E isso faz com que ele seja eterno, que não envelheça", diz Bibi, que além de atuar também assina a direção.
No início dos anos 70, Bibi dirigiu o espetáculo pela primeira vez, no Rio. Maria Bethânia e Ítalo Rossi encabeçavam a montagem, que não chegou a ter a mesma repercussão da versão Clara Nunes/Paulo Gracindo.
"Como já dizia Shakespeare, na vida tudo é sorte", afirma a atriz, sobre os insucessos/sucessos das duas últimas versões de "Brasileiro" dirigidas por ela.
Sobre o assunto, Gracindo Junior acredita que um dos principais motivos do bom êxito da encenação com seu pai foi o momento político da época. "Apesar de o espetáculo não ser explicitamente político, as pessoas se sentiam tocadas por ele."
E como é fazer um espetáculo já montado antes, com tanto sucesso, pelo próprio pai? "Fazer "Brasileiro' é estar ao lado de meu pai. Foi talvez o trabalho que ele mais gostou de fazer. Há muito de Paulo Gracindo nessa versão."
"Mas que fique claro que são duas interpretações completamente diferentes", dispara Bibi.
Não houve nenhuma adaptação do texto nessa nova encenação. Bibi apenas dividiu canções e textos entre ela e Gracindo Junior.
"Brasileiro, Profissão Brasileiro" estreou no Rio no final do ano passado e já viajou por diversas cidades do país. Um CD com as músicas cantadas em cena está sendo lançado pela RGE.
(ERIKA SALLUM)


Espetáculo: Brasileiro, Profissão Esperança
Autor: Paulo Pontes
Direção: Bibi Ferreira
Com: Bibi Ferreira e Gracindo Junior
Quando: hoje, amanhã, às 21h30, e domingo, às 20h
Onde: Tom Brasil (r. Olimpíada, 66, Vila Olímpia, tel. 011/820-2326 ou 0800-550-400)
Quanto: de R$ 15 a R$ 40



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.