São Paulo, sexta, 28 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA - ERIKA PALOMINO

Já viu? A cena ganha uma nova cara

E não é que o fim-de-semana clubber flopou? Tá vendo, é o que eu sempre digo: noite é uma coisa imprevisível mesmo. Quem é que iria dizer que o improvável aconteceria? E as dezenas de clubbers cariocas que invadiram São Paulo durante o fim-de-semana para assistir ao show de Björk e Prodigy aqui? Bom, quem quiser pode gravar a Björk na MTV amanhã, às 23h50, no "Alto e Bom Som". Serve? NÃÃÃO!

AGORA o underground: Marcão Morcerf é o novo residente da Lôca, às sextas, junto com Zozó. Ele encerrou sua noite de terça no Glitter, que por sua vez continua funcionando, sim.

E quem se beneficiou com o cancelamento do show foram os clubes em si. Com a cidade cheia e todo mundo bem disposto, lotaram todas as casas da cidade. O Lov.e in Paradise estava literalmente intransitável. Sem trocadilho, estava um inferno! E quem fez visita à sala cor-de-rosa foi o povo do The End, que tocou quinta na B.A.S.E com carisma e talento, arrancando elogios. Quem ficou pelo Rio pôde encontrar toda a cena no show carioca. E mais: o povo do Prodigy foi ao The Case, onde reinavam os tecnofriends cariocas. Segundo fontes, Keith Flint "olhou um pouco a pista e subiu, juntando-se ao restante do grupo em uma mesa, all very cool".

E também para tentar acabar com esta chatice de cada cidade ser mesmo uma ilha, Marina Lima aporta em São Paulo nesta sexta para lançar no Lov.e os remixes de seu novo disco, "Pierrot do Brasil", que tem produção musical do Suba. São quatro as versões: Mau Mau faz uma minimal tech-house sambeada de "Deixa Estar", mesma faixa trabalhada pelo Nude, em versão atmosférica e até pop; Marky Mark fragmenta tudo no drum'n'bass de "Pierrot", base também da versão com vocais de Felipe Venancio, batizada de "Lov.e, Lov.e, Lov.e Mix" e bem ao estilo de suas sextas-feiras no clube (falando nisso, já viu a "Out" com a cobertura?). Venancio e Nude ganham edição também em CD, para rádio e posterior venda em lojas. As quatro versões já contam com o aval da cena.

MAIS provas? A B.A.S.E diz que as informações do fechamento da casa no final do ano "não são verdadeiras". Tuuudo bem. De toda forma, eles recebem na terça o tecno puro de Berlim na festa Love & Motion (não confunda, apesar do nome, é na B.A.S.E) com Frank Muller (Love Parade) e a DJ Miss Yetti (Mayday). Faz tempo que não tem DJ alemão por aqui, né?

MAIS provas? A nova gravadora Trama (de João Marcello Bôscoli e do grupo VR) percebeu o potencial da música eletrônica brasileira. Acaba de assinar com Bruno E., Ramilson Maia, Xerxes, Madzoo e M4J, para lançamento já em outubro. Eles fecharam também acordo de distribuição nacional do Samba Lôco, de Bruno E., e do selo Tropic, de Henrique Cury. Em escala mundial, o Tropic já está sendo distribuído pela poderosa Amato. O primeiro vinil tem duas faixas de Mau Mau e duas do M4J (na verdade, Mau Mau e Manoel Vanni, também sócios de Henrique no Tropic). O disco foi prensado em Londres nos estúdios de Abbey Road e já está à venda no Brasil. Parece que saem em setembro resenhas na "MixMag" e na revista "Ministry".

E, assim que as lojas de disco voltarem à ativa, solicite "Gym Tonic", do francês Bob Sinclar com (quem mais?) Thomas Bangalter, do Daft Punk. Só pra lembrar e encher, Bangalter é o mesmo da deliciosa e ingênua "Music Sounds Better with You", hino oficial de Eivissa que é incrível nas pistas daqui também. E o hype de "Gym Tonic" é a voz de Jane Fonda (sim, ela mesma) contando, durante uma aula de aeróbica. Absolutamente contagiante.

SABE quem desceu? Junior Vasquez. É o que informa um jet-setter-clubber que acaba de chegar de Nova York. Diz que seu público mais fiel anda meio azedo porque ele tem tocado umas coisas meio trance e muito no piloto automático também. Enquanto isso, sobe Victor Calderone, que abalou numa festa numa casa chiquérrima em Fire Island, nas comemorações de duas semanas atrás. E diz que em Fire Iland em si, milhares de pessoas, mas meio pesado. Quem estava lá também, bem avonts, era o Calvin Klein em si, propriamente dito! Quem disse que presidente não tem vida pessoal?

OS amigos se jogam ao Massivo na terça para o aniversário do DJ Edu Gangous. E o convite traz o Edu em sua versão clássica, já viu?

E, por falar em "Out", a festa da Salvaltion no Rio, agora dia 12 de setembro, está sendo divulgada pela revista, e o povo vem em peso.

AGORA, analisando tecnicamente, o after-hours Lov.e in Paradise tem alguns diferenciais na noite em São Paulo que são os seguintes: primeiro, o clube não tem fumaça e é todo colorido, o que já tira aquele peso underground que o Hell's tinha, por exemplo. Depois, os manos não vão -ou se vão, são barrados na porta. Agora, a principal marca é mesmo o som do residente George Actv, que está fazendo um som pra cima, mais para um tech-house funkeado e alegre, criativo e feliz. É só olhar para a cara dele e ver: gosta do que está fazendo, gosta das pessoas, quer agradar. Assim, todo mundo fica ali à volta dele. Empatia, comunicação, cultura club. Esse som e povo formam a nova cara da cena.

AGORA o momento inscrição. Estão abertas as inscrições para o Phytoervas Fashion. Estilistas emergentes de todo o Brasil, informem-se pelo telefone 011-421-3699 e se joguem. Quem quiser também pode fazer o workshop de oito dias com o estilista Walter Rodrigues, promovido pela Santa Marcelina (info. 826-9700). Mais inscrição: termina na terça o prazo dos vídeos para o Mix Brasil (info. 011 212-7390). Rodadíssimo (Sidney, Los Angeles, Nova York), André Fischer leva o Mix ainda este ano participação nos festivais de Paris (no Forum Les Halles) e de Londres, no finíssimo ICA.

MAIS moda. Os profissionais da moda que seguiram de BH para cá agora seguem para o Rio, onde começa neste domingo a quinta Semana Barrashopping de Estilo. Claudio Gomes, o estilista-símbolo do Novo Homem carioca desfila na próxima quarta, encerramento do evento. Mais moda: formada pelo Esmod, Claudia Miranda segue em setembro para seu estágio com Paco Rabbane, depois de ter sido convidada pelo próprio.

FORA do eixo Rio-SP, acontece em Florianópolis a primeira edição do projeto Future Classic, núcleo de tecno de Detroit na cidade idealizado pelos DJs Spicee, Spark e Water K. É hoje a festa, com participação do DJ Renato Lopes, no Mix Café. Boa sorte!

ESTA coluna deseja boa sorte também para a rave Fusion, organizada por Hughes, Daniel de Paiva e Daniel Bambam. É amanhã, na fazenda São José (aquele da piscina), de 23h às 14h do domingo. O caminho é o seguinte: saída 26B da Castelo, seguir placas Santana de Parnaíba (mais ou menos 8 km). Vire à esq., depois da ponte do rio Tietê. Se jogue. Informações pelo www.distopia.com/dsb. Os DJs são Pareto, Tube (Liquid Sky, NY), Marky Mark, Calbuque (do Rio, da famosa festa de jungle Febre), Denis, Paula, Mau Mau, Roski, Evolution (Megadog, Londres), Joseph A. (Madri), Angel Love, Jason Bralli e Betto D. A organização promete "estrutura para seu conforto" e que o evento não será cancelado em caso de chuva. A Fusion também representa a nova cara da cena. Se joga!


E-mail: palomino@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.