São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Marisa Orth estréia hoje a adaptação da peça de William Shakespeare no teatro Cultura Artística em São Paulo
"A Megera Domada" chega com elementos circenses

MARCELLA FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"É realmente um tema polêmico, mas não estamos aqui para colocar um ponto final em tudo isso. Queremos mesmo é jogar lenha na fogueira." Dessa forma, o diretor Mauro Mendonça Filho, 35, pretende conduzir sua versão para o espetáculo "A Megera Domada", que estréia hoje em São Paulo, no teatro Cultura Artística.
A intenção da montagem é clara. "Não estamos aqui para julgar questões como o machismo nem a dominação das mulheres", diz ele, que leva aos palcos a comédia mais popular de Shakespeare (1564-1616), publicada pela primeira vez em 1623.
O texto, traduzido por Millôr Fernandes e adaptado por Geraldo Carneiro, sofreu mudanças, mas o enredo original foi mantido, inclusive o desfecho. "Algumas mulheres ficam indignadas com o monólogo final. Mas não é de uma forma ruim, pelo contrário", diz Marisa Orth, que interpreta a protagonista Catarina.
Na história, ela é uma moça rude e agressiva, que fala o que pensa e acaba assustando seus pretendentes.
Depois de uma promessa de seu pai, um rico comerciante (Luís Damasceno) da cidade de Pádua, na Itália, a irmã de Catarina, Bianca (Betty Gofman) só poderá se casar se Catarina também o fizer. Petruchio (Otávio Müller) é o único interessado. A missão do futuro marido é convencer a moça a ser obediente.
Com nova roupagem, essa versão difere da original em pontos como a criação de um novo personagem, um mestre-de-cerimônias, à imagem de um bobo da corte, interpretado pelo ator Pascoal da Conceição. Além disso, Mendonça Filho suprimiu o prólogo e elementos circenses foram adicionados ao cenário, assinado por Daniela Thomas. "Transformei isso tudo em um circo-teatro", diz o diretor.
A peça estréia em São Paulo depois de um período de ensaios de três meses e já teve uma leitura realizada no auditório da Folha.


Peça: A Megera Domada Com: Marisa Orth, Luís Damasceno, Pascoal da Conceição e outros Quando: de qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 0/xx/11/258-3616) Quanto: de R$ 25 a R$ 40 Patrocínio: Nokia

Texto Anterior: Iniciativas propõem novas mostras
Próximo Texto: Carla Bessa volta com três sessões do monólogo "Espaço de Olga"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.