São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORA DA ESTANTE

Um dos grandes nomes da história da literatura francesa, André Gide (1869-1951) dizia que "o homem moderno é o mais insubstituível dos seres". Não é o que parece pensar o mercado editorial brasileiro sobre o próprio Gide, autor de clássicos como "Os Moedeiros Falsos" (acima), de 1925. Bem influente no Brasil até meados do século 20, hoje o Nobel de 1947 não tem nenhuma obra em português nas prateleiras nacionais.

RELATO DE UM NÁUFRAGO
O primeiro volume da autobiografia de Gabriel García Márquez ainda não saiu na Espanha, mas já tem dono no Brasil. As memórias do autor de "Cem Anos de Solidão" são da Record.

CÂMARA CLARA
Esquecido pelas editoras brasileiras, o importante semiólogo francês Roland Barthes (1915-80) volta em alto estilo às estantes. Seu autobiográfico "Barthes por Barthes" acaba de ser comprado pela Estação Liberdade e sai aqui em 2003.

BANANA IS MY BUSINESS
Lançamento da poderosa editora Knopf esta semana nos EUA: "Tropical Truth", de Caetano Veloso. Suas memórias, lançadas aqui em 97, têm na versão gringa o subtítulo "Uma História da Música e Revolução no Brasil".

"Verdade Tropical" vai aos EUA com impulso: a generosa aparição de Mr. Veloso em "Fale com Ela", de Almodóvar, que encerra o Festival de Cinema de NY no dia 13.

PÓS
A editora carioca PósModerno, voltada para monografias na área de ciências sociais, lança seus dois primeiros títulos amanhã, no 10º Encontro Anual de Filosofia, no Centro de Convenções Rebouças (SP).

SURREAL
Mesmo em campanha pela Presidência, o candidato do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta, não parou um projeto: traduzir poemas e ensaios do pai do surrealismo, o francês André Breton.

elek@folhasp.com.br

  HOJE O projeto "Poetas na Biblioteca", do Memorial da América Latina, convida às 11h os rappers André du Rap, Rappin Hood e os grupos Comunidade Carcerária e 9 Milímetros   AMANHÃ O lançamento da biografia "Espalhando a Luz", do líder espiritual Hsing Yün, da Cultura Editores, marca a abertura, às 13h30, de um dos maiores templos budistas do continente, o Zu Lai, em Cotia/SP (altura do km 28,5 da rod. Raposo Tavares)   TERÇA O ator e diretor Elias Andreato e o poeta Fernando Paixão homenageiam Drummond no "Rodas de Leitura", às 19h, no CCBB do Rio



Texto Anterior: Entrelinhas: Dólar leva editoras a "manifesto" internacional
Próximo Texto: Literatura: Suicídio real alimenta ficção de escritor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.