|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CDS
COLEÇÃO FOLHA
Produção do compositor foi rotulada de "música do futuro"
Volume traz óperas do cultuado Richard Wagner
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Poucos compositores são objeto
de um culto tão intenso quanto
Richard Wagner, que está no volume de domingo da Coleção Folha de Música Clássica. Desde
1876, o ritual se repete: wagnerianos de todas as partes do globo
reúnem-se na cidade alemã de
Bayreuth para comparecer ao festival de verão que encena apenas
óperas do compositor germânico,
no teatro que foi planejado pelo
próprio Wagner. A fila de espera
para os ingressos é de sete anos.
Poucos, também, vêem-se no
centro de polêmicas tão exacerbadas. Revolucionário na juventude, Wagner foi adotando posições
cada vez mais anti-semitas ao longo de sua existência. Sua música
foi adotada pelo Terceiro Reich e,
até hoje, tentativas de execução de
Wagner em Israel suscitam protestos de sobreviventes dos campos de extermínio.
Além da ópera "Rienzi", o disco
traz excertos bastante conhecidos
das óperas de Wagner, que lhe deram uma posição de liderança nas
vanguardas estéticas do século 19.
Como "A Cavalgada das Valquírias", trecho da ópera "A Valquíria", que faz parte da tetralogia "O
Anel do Nibelungo", e foi utilizado por Francis Ford Coppola em
"Apocalypse Now" (1979).
Pelas inovações harmônicas, a
produção do compositor era rotulada de "música do futuro", e
ele dizia almejar que seus espetáculos fossem a "obra de arte integrada" ("Gesamtkunstwerk"), fusão de todas as expressões artísticas. Para tanto, Wagner escrevia
não apenas a música mas também
o libreto das óperas, cuidando
ainda de detalhes de encenação e,
eventualmente, da regência.
Outra característica das óperas
do compositor é o uso constante
do "leitmotiv" ("motivo condutor"). Trata-se de um tema musical claramente definido, que representa uma pessoa, objeto, estado de espírito ou situação, e que
retorna sempre que o personagem ao qual ele está associado entra em cena, ou é mencionado.
Como se vê, um recurso amplamente empregado nas trilhas sonoras de filmes dos dias de hoje.
Texto Anterior: Crítica: Com "cinema do verbo", senegalês promove curto-circuito em tradições Próximo Texto: Crítica: Rodgers encabeça retorno do Queen Índice
|