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"FESTA DE FAMÍLIA" CRÍTICA
Filme de Vinterberg valoriza desconforto
AMIR LABAKI
de Nova York
Esqueça os manifestos de ocasião. "Festa de Família" é muito
mais importante por revelar o jovem dinamarquês Thomas Vinterberg do que por representar um filme girado sob a inspiração do
Dogma 95, a carta de princípios
lançada simultaneamente ao filme
no último Festival de Cannes.
Vinterberg assina o manifesto ao
lado de Lars von Trier ("Ondas do
Destino"). O Dogma 95 é um brado anti-hollywoodiano. Combate
o cinema de efeitos e de estrelas.
Advoga a improvisação e a espontaneidade. Quer produções baratas, filmagens ligeiras, em locações
naturais, longe dos artifícios de luz
e sonorização.
É uma volta aos princípios da
"nouvelle vague" francesa (Godard, Rohmer, Truffaut), com o recurso ao manifesto dos jovens que
lançaram na Oberhausen dos anos
60 o "novo cinema alemão" (Fassbinder, Herzog, Kluge).
A discussão não poderia ser mais
pertinente, mas a estratégia pareceu excessivamente mercadológica. Mais que palavras, era importante deixar as imagens falarem.
Deu empate. "Os Idiotas" revelou-se o menos inspirado dos filmes de Trier, que logo anunciou
uma nova produção anti-Dogma:
um musical. Mas "Festa de Família" não decepcionou.
Uma típica família da alta burguesia nórdica, os Klingenfedt,
reúne os amigos para celebrar os
60 anos do patriarca. Inicialmente
apenas a tensa relação dos filhos,
dois homens e uma mulher, parece
quebrar a monotonia.
Ledo engano. Um dos rapazes
transforma a celebração num ajuste de contas. Denuncia o pai por tê-lo molestado sexualmente na infância. Ressentimentos afloram. A
festa vira um encontro buñuelesco
com toques de Nelson Rodrigues.
Vinterberg agudiza o desconforto ao abrir mão da tradicional elegância televisiva do cinemão nórdico. Filma com a câmera na mão,
granulando a imagem como num
"home movie". Escorado num
elenco de primeira, faz um drama
de rara intensidade. Manifesto nenhum era necessário para justificar momentos de grande cinema.
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