São Paulo, quarta, 28 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Premiado é autor de "Amsterdam"
Ian McEwan vence o Booker Prize


ISABEL CLEMENTE
de Londres

O escritor Ian McEwan, 50, foi o vencedor do Booker Prize de 1988, o mais importante prêmio literário britânico, com seu último romance, "Amsterdam".
Seis escritores concorriam ao prêmio de US$ 35 mil. A favorita era Beryl Bainbridge, autora de "Master Georgie", quatro vezes indicada para o prêmio. Também estava entre os concorrentes o motorista de ônibus Magnus Mill.
McEwan tinha sido indicado duas vezes, em 81 e 92. Tem sete romances e dois livros de contos publicados. "Sinto como se estivesse sonhando. Tenho certeza de que aqueles que foram premiados antes de mim se sentiram da mesma foram", disse McEwan.
Em seus primeiros livros, os personagens exibiam uma certa fixação pela a morte, o que lhe rendeu reputação de escritor macabro ainda aos vinte e poucos anos. "Naquela época eu queria ser pavoroso", disse ele. "Amsterdam" conta a história de dois homens, amantes da mesma mulher. Após sua súbita morte, fazem um pacto que vai mudar a vida de ambos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.