São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Tema é tartaruga marinha

National Geographic terá documentário brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O National Geographic exibirá hoje o primeiro documentário produzido integralmente no Brasil. O filme é um reflexo do incentivo fiscal da Ancine (Agência Nacional do Cinema) a canais estrangeiros que invistam na produção audiovisual brasileira.
"Projeto Tamar", às 22h, resgata o histórico da preservação de tartarugas marinhas no país. Realizado pela produtora Canal Azul, traz imagens da pesca predatória e da fundação do projeto e explora belas tomadas do nascimento dos animais, a quebra da casca do ovo, o caminho da areia até o mar e a vida submarina.
Tem também o "clássico" dos documentários animais: a violenta cena do predador matando o objeto do filme, depois que o telespectador já desenvolveu por ele forte empatia. No caso, o "vilão" é um caranguejo que persegue um filhote de tartaruga, bem menor do que ele. A pequena, desesperada, corre por entre corais e acaba capturada. Com uma garra, o crustáceo segura uma nadadeira da vítima e, com a outra, esmaga sua cabeça. A câmera mostra de perto o olhar da tartaruga enquanto é "enforcada". Até que a cabeça é arrancada e devorada.
Há ainda seqüência da tentativa dramática de um grupo de pesquisadores de salvar um exemplar da mais rara espécie, que chega a pesar 900 quilos. O animal foi encontrado com uma das nadadeiras amputadas, provavelmente por uma rede de pesca. Após tratamento, é jogado ao mar. Fraca, não resiste e afunda devagar, em cena melancólica. É um bom programa para a também melancólica noite de domingo na TV.
(LAURA MATTOS)
PROJETO TAMAR. Quando: hoje, às 22h, no canal National Geographic.

Texto Anterior: Televisão: Figurino de "Senhora" irrita e diverte
Próximo Texto: "Coleção Brasil": Pacote ressalta produção ambígua dos Barreto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.