São Paulo, Terça-feira, 28 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pintor encontra Lupicínio

do enviado a Porto Alegre

As obras de Iberê expostas na Bienal do Mercosul não são a única representação que o artista encontra no evento. Iberê comparece ainda em "Voltas", instalação do videoartista Joel Pizzini localizada em um dos armazéns no porto do rio Guaíba, restaurados especialmente para o evento.
O título em si já é sintomático. "Voltas" pode representar o movimento circular que acompanha a carreira do pintor e sua fixação pela reincidência de imagens e também o hábito de Iberê voltar sempre ao passado e retirar da memória o leitmotiv de sua produção.
Em uma pequena casa toda pintada de vermelho, Pizzini reuniu objetos que remetem à infância de Iberê (como trilhos de trem; a família do artista era de ferroviários) e à produção do artista, como rodas de bicicleta (remissão à série "Ciclistas"). Iberê é um velho conhecido de Pizzini, que já realizou o média-metragem "O Pintor".
O pintor, porém, não está sozinho, apesar de ter sempre prezado a solidão. Aparece na companhia de Lupicínio Rodrigues, outro gaúcho que cantou a solidão como poucos e que, curiosamente, nasceu no mesmo ano que Iberê: 1914. (CF)

Texto Anterior: Mostra em Porto Alegre esclarece Iberê
Próximo Texto: Festival da Globo elege melhor canção da MPB neste século
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.