São Paulo, Terça-feira, 28 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO/LANÇAMENTOS

Herbaliser lança o atmosférico "Very Mercenary"; o rapper londrino Roots Manuva é a surpresa de 99 na Inglaterra

Brit-Hop


THE HERBALISER

MARCELO NEGROMONTE
da Redação



Hip hop cinematográfico, funk atmosférico, alguns brancos no octeto, samplers, subúrbio rico e verdejante de Londres. The Herbaliser traz "Very Mercenary", seu terceiro álbum, sem querer salvar o mundo ou "mostrar a realidade" -ou até o façam, mas a realidade deles, o que não é de toda insuportável. Disco classudo. E lançado no Brasil pela minúscula Subsolo, representante da Ninja Tune inglesa.
O Herbaliser (nome que não diz nada; é trocadilho com o sobrenome do compositor de jazz romeno Peter Herbolzheimer, que nunca conseguiam pronunciar corretamente) é liderado pelo DJ old school Ollie Teeba, 29, e o programador Jake Wherry, ex-integrante de bandas de jazz e soul. Teeba "não toca nada", a não ser toca-discos, e começou o grupo com Wherry tocando samplers -o Herbaliser não tem um MC fixo.
Fã confesso de trilhas sonoras do final dos anos 60 e começo dos 70 -"É um pouco fora de moda"-, Teeba e grupo viajam num grupo de rap sem rap, como disse à Folha. O "herb" do nome da banda não é por acaso.
Experimentos com batidas abstratas com forte raiz do rap velha-guarda (Grandmaster Flash, Sugarhill Gang) mesclado a funk suave captados em celulóide. Como em "Goldrush", em que há algo de filme de ação cuja velocidade é refreada para melhor captar a névoa funk.
A cantora Bahamadia (que está tão bem quanto em "New Forms", de Roni Size) suaviza mais ainda, à Arrested Development, em "When I Shine".
Anos 70 se concentram em "Moon Sequencer", com texturas e filamentos psicodélicos, e Mind in the Frame", com o MC Blade.
"Sensual Woman" é exatamente o que diz o título, é questão de imaginá-la (a tal mulher, claro).
Herbaliser mudou de "Blow Your Headphones" (97) pra cá. Faz cinema espacial agora.


Avaliação:    


Disco: Very Mercenary
Grupo: The Herbaliser
Gravadora: Subsolo
Quanto: R$ 20, em média





Texto Anterior: Festival da Globo elege melhor canção da MPB neste século
Próximo Texto: Roots Manuva
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.