São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Cantora não deve nada às americanas

ESPECIAL PARA A FOLHA

Só mesmo uma cantora madura, bem preparada e inventiva poderia encarar um projeto como este. Luciana Souza não escolheu meros violonistas para acompanhá-la em "Duos II", mas sim grandes instrumentistas, com os quais divide interpretações e improvisos de igual para igual.
Uma amostra disso é a versão de "Chorinho pra Ele" (Hermeto Pascoal). Ao lado de Romero Lubambo, articulando onomatopéias improváveis, Luciana dá um show de "scat singing" à brasileira. Outra faixa que impressiona é "Sambadalú", samba instrumental do violonista Marco Pereira, com quem desenvolve a nervosa melodia e criativos contrapontos.
Também é preciso ter coragem para interpretar canções que a diva Elis Regina imortalizou em seu repertório. Como a pungente "Atrás da Porta" (de Francis Hime e Chico Buarque), que Luciana recria com emoção mais contida. Ou a triste "Modinha" (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), que ganhou uma versão quase erudita no duo da cantora com Marco Pereira.
Outro belo diálogo sonoro se destaca na versão de "Nos Horizontes do Mundo" (Paulinho da Viola), valorizada pelas cordas de Swami Jr. Já em "Você" (Walter Santos e Tereza Souza), o violão sintetizado de Guilherme Monteiro cria uma atmosfera etérea. No auge da carreira, Luciana Souza prova que já não deve nada às colegas norte-americanas. (CC)


Duos II
    Artista: Luciana Souza
Gravadora: Sunnyside/Universal
Quanto: a definir (sai no final de janeiro)




Texto Anterior: Música: Luciana Souza atrai Grammy com jazz em português
Próximo Texto: Com problemas respiratórios, Zélia Gattai é internada em Salvador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.