São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO FEMININA
Ex e atual só são solidárias no câncer

CYNARA MENEZES
da Reportagem Local

"Lado a Lado" transmite a edificante mensagem de que ex-mulher e atual podem muito bem ser amigas -desde que uma delas esteja em estado terminal.
O mais curioso é que as atrizes Julia Roberts e Susan Sarandon, com vontade de filmar juntas, tenham escolhido tal roteiro por ser supostamente "feminista". Não é.
Está calcado em estereótipos, ao contrário, machistas. A ex-mulher é uma bruxa; a atual, uma fada. Como em 99% dos filmes, o ex-marido é a vítima da megera que deixou. Não há "megeros" na vida real infernizando as ex-mulheres?
Sim, "feminino" o filme é. Tanto que o charmoso Ed Harris, o ex-atual marido, pouco aparece. Na verdade, os filhos passam mais tempo divididos entre a mãe e a madrasta -aí já ascendida ao posto de santa, porque a filhinha do casal é uma pré-adolescente chatérrima.
É filme de "mulherzinha", dirá, disfarçando os olhos marejados, o amigo que alguma ousar levar para assistir junto. Como bom melodrama para atrair multidões, feito para estimular o trabalho das glândulas lacrimais, funciona.
Mas deixa exposta a aridez de roteiros em Hollywood, tão comentada pelos críticos.
Em um mundo mais criativo, ex e atual poderiam afeiçoar-se uma a outra apenas por descobrir mutuamente facetas interessantes. (Será delírio?)
Talvez assim, em lugar de um drama, poderia-se ter, quem sabe, uma comédia -mesmo porque as poucas partes cômicas são o único ponto alto do filme além das ótimas interpretações da dupla Sarandon-Roberts.
Do jeito que foi feito, "Lado a Lado" parece apenas aplicar em relação às mulheres o que Otto Lara Resende teria dito (segundo Nelson Rodrigues) sobre os mineiros: só são solidárias no câncer.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.